"Hallucinate" é escolhida como a palavra do ano de 2023

Termo é utilizado para se referir a falhas de sistemas de inteligência artificial. Escolha de Cambridge chama atenção para o componente humano das IAs

10:33 | Nov. 26, 2023

Por: Kleber Carvalho
Senate House, prédio da Universidade de Cambridge construído em 1720 (foto: Divulgação/Universidade de Cambridge)

O Dicionário da Universidade de Cambridge, renomada instituição de ensino superior na Inglaterra, elegeu o termo “Hallucinate” como a palavra do ano em 2023. A escolha se deve à utilização para se referir a deficiências em ferramentas de inteligência artificial, que se popularizaram ao longo deste ano.

A tradução literal da palavra no dicionário é “parecer ver, ouvir, sentir ou cheirar algo que não existe”, mas neste caso, ela é empregada para erros das IA que resultam na geração de informações falsas.

Esses "erros", algumas vezes, não são causados por panes ou algum defeito tecnológico, mas sim em situações nas quais a IA ainda não recebeu informações sobre aquela palavra, já que são sistemas nutridos por humanos.

"As alucinações da IA lembram-nos que os humanos ainda precisam de trazer as suas capacidades de pensamento crítico para a utilização destas ferramentas. Grandes modelos de linguagem são tão confiáveis quanto às informações com as quais seus algoritmos aprendem", diz o texto publicado no anúncio da palavra do ano de 2023.

"A experiência humana é indiscutivelmente mais importante do que nunca, para criar informações confiáveis e atualizadas nas quais os LLMs (Grandes Modelos de Linguagem, em português) possam ser treinados", enfatiza Cambridge.

Escolhas também se devem ao número de pesquisas

Já no ano passado, a palavra vencedora teve como trunfo termos mais quantitativos do que qualitativos. Se em 2023 "hallucinate" surge devido à relevância que a inteligência artificial tem conquistado nas rotinas em todo o mundo, "homer" foi eleita a palavra de 2022 devido ao número de vezes em que foi pesquisada.

Com mais de 65 mil pesquisas em um único dia (5 de maio), o termo foi o vencedor do jogo "Wordle". No game, usuários do mundo inteiro tentam decifrar qual a palavra escondida, brincadeira parecida com a "forca" que jogamos aqui no Brasil.

Sem saber sobre o que a palavra significava, muitos usuários recorreram ao Dicionário Cambridge para saber mais sobre o termo.

Esse também foi um quesito para a escolha de “perseverance” como a palavra de 2021. O termo foi bastante pesquisado em fevereiro daquele ano, quando um veículo de exploração planetária de mesmo nome da NASA pousou em Marte. Ao todo, a palavra teve mais de 243 mil pesquisas no ano

Confira as palavra de outros anos

  • 2020: "Quarantine" (quarentena)
  • 2019: "Upcycling" (reutilização)
  • 2018: "Nomophopia" (nomofobia, medo irracional de ficar sem o telefone celular)
  • 2017: "Populism" (populismo)
  • 2016: "Paranoid" (paranoia)
  • 2015: "Austerity" (austeridade)