Dia de Ação de Graças: saiba a origem e as curiosidades da data
O feriado norte-americano é um dos principais nos país, superando Natal e Ano Novo; confira mais sobre o que é e a tradição do Dia de Ação de Graças
23:08 | Nov. 17, 2023
Popularmente comemorado nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças, ou como é conhecido em inglês Thanksgiving, é um dos principais feriados americanos, superando Natal e Ano Novo. Comemorado sempre na 4ª quinta-feira do mês de novembro, a data não é tão famosa aqui no Brasil.
O dia consiste em uma ocasião voltada para agradecimentos. As famílias geralmente se reúnem e celebram com gratidão as coisas boas que aconteceram durante o ano. O Dia de Ações de Graça antecede a Blackfriday e as festas de fim de ano.
Dia de Ação de Graças: origem
A origem da data é em torno de 1620, quando imigrantes ingleses comemoraram o fim do inverno e uma grande colheita que tiveram de plantação de milho em Plymouth, Massachusetts. É relatado que eles convidaram chefes indígenas americanos e vários indígenas para comer os alimentos e celebrarem juntos.
Essa comemoração continuou durante os anos seguintes para celebrar as colheitas de outono com festas. Quando os Estados Unidos se tornaram um país independente, o Congresso sugeriu um dia anual de ação de graças para toda a nação celebrar.
O primeiro Thanksgiving registrado foi pelo o presidente Abraham Lincoln, em 1863. Foi ele que estabeleceu que a data deveria ser na quarta quinta-feira do mês de novembro. Porém, foi em 1939 que o presidente Franklin Roosevelt declarou a data como feriado nacional no país.
Dia de Ação de Graças: história
Segundo a enciclopédia Britannica, com o tempo, o objetivo principal do Dia de Ação de Graças se tornou uma época para relembrar e prestar gratidão por tudo que aconteceu no ano que se passou.
No país americano, o feriado começou a ser comemorado por meio dos colonos ingleses de Plymouth, que aderiram à celebração em virtude da boa colheita de milho e o fim de um período de frio rigoroso durante o ano de 1621. A época também se caracterizou por unir os colonos ingleses e os povos nativos indígenas.
Apesar de ser uma data comemorada também pela Inglaterra, com o tempo, apenas os Estados Unidos, que foram colônia do país inglês por quase dois séculos, continuaram com a tradição.
Dia de Ações de Graças: tradição
O período marca o início das celebrações de fim de ano. Além disso, é característico por ser o feriado em que as pessoas falam as razões pelas quais se é grato no ano e pedir prosperidade para o ano que vem.
Durante a época, diversas famílias viajam para passar o dia juntas e iniciar as comemorações chamadas também de “holidays”.
Nos Estados Unidos, grandes cidades ainda promovem passeatas com carros alegóricos, dançarinos e balões, que são transmitidas pela televisão.
Árvore de Natal: quando pode montar? ENTENDA a tradição
Dia de Ação de Graças: curiosidades
- O peru é o principal prato da noite, e é tão comum comê-lo no dia, que a data também ficou conhecida como Turkey Day, ou Dia do Peru.
- Outra tradição da data são os desfiles pelas ruas de algumas das cidades mais movimentadas do país, como Nova York. O evento conta com música e balões de personagens de desenhos animados.
- O "Perdão do Peru" também é tradicional do dia. O Presidente dos EUA deve "perdoar" dois perus, e as aves não podem mais ser consumida na Ação de Graças e em nenhum outro dia.
- O jogo de futebol americano marca o fim das comemorações do dia Thanksgiving.
Dia de Ação de Graças: por que o Brasil não celebra a data?
No Brasil, poucos se lembram do feriado americano. Uma explicação para isso é sobre sua origem. Como o Brasil foi colonizado por Portugal, a maioria dos costumes e celebrações veio da cultura portuguesa. Juntamente com as influências africanas e indígenas.
Apesar disso, em 1949, o presidente Eurico Gaspar Dutra, regulamentou a data no calendário nacional. Em 1965, o presidente Castello Branco definiu que a celebração seria feita no mesmo dia que nos Estados Unidos, na última quinta-feira do mês de novembro.
A comemoração, entretanto, fica restrita às escolas de língua inglesa, às empresas de origem americana e às famílias que seguem a religião protestante. Para boa parte dos brasileiros, o feriado ficou conhecido por meio das redes sociais ou pelos episódios de séries e filmes americanos que se passam no período.
No entanto, há algumas instituições no Brasil que buscam trazer essa festa tradicionalmente americana. É o caso do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças que trabalha para ampliar a conscientização sobre a data.
Há 15 anos em movimento, eles buscam estimular na sociedade brasileira a cultura do agradecimento a Deus, às pessoas, às instituições e à Pátria.
Empresa oferece R$ 12 mil para quem assistir a 25 filmes de Natal em 25 dias; CONFIRA