Tempestade solar pode deixar a Terra sem internet por meses em 2024
Tempestades solares ameaçam a estabilidade da internet. Em pesquisa, professor americano justifica como fortes temperaturas poderiam afetar a internetAs fortes ondas de calor não afetam apenas as sensações térmicas. Um pesquisador americano da Universidade George Mason, em Virginia (EUA), trouxe, por meio de um estudo, a ideia de que tempestades solares poderiam resultar em problemas, levando a alguns meses sem internet em todo o planeta Terra.
Peter Becker, o professor do Departamento de Física e Astronomia da faculdade que liderou o estudo, relatou que se espera um aumento da temperatura global nos próximos dez anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Prada fará os trajes espaciais para a próxima missão à Lua, em 2025; CONFIRA
Onda de calor: "apocalipse da Internet"
"A Internet simplesmente não foi projetada para lidar com esse nível de interferência na comunicação. Portanto, o período de 2024 a 2028 é um momento em que toda a Internet poderia ficar desligada por semanas a meses no caso de uma tempestade solar realmente extrema", introduziu Becker sobre seu estudo.
Durante a análise de Becker, foi relatado que o potencial de intensificação da atividade solar, se atingir um estado crítico, poderia afetar a rede elétrica, satélites, cabos de fibra óptica, sistemas GPS e equipamentos de comunicação da Terra. Isso poderia desestabilizar todos os sistemas de internet, levando a um colapso que poderia durar de semanas até meses.
Telescópio James Webb captura imagem de sol 'criança'; ENTENDA
Becker enfatizou a importância da preparação, afirmando que "cada minuto conta" para colocar os satélites em modo de segurança e desligar os transformadores para evitar danos. Ele alertou que a maioria das grandes empresas atualmente não tem incentivo financeiro para fortalecer seus sistemas contra os riscos das explosões solares.
Onda de calor: altas temperaturas no Brasil
No Brasil, diversos recordes estão sendo batidos em relação à temperatura. As maiores médias entre todas as cidades estão concentradas no Centro-Oeste do país.
Porto Murtinho (MS) registrou a maior temperatura nessa segunda-feira, 13, com 42,7º. Entre as 20 maiores temperaturas registradas, todas estão entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.
Onda de calor: Brasil tem 52 dias ao ano sob altas temperaturas; SAIBA MAIS
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente