Consciência Negra: conheça brasileiros que marcam a história
Confira também por que o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro não é feriado nacional e em que locais é considerado integral e facultativoO dia 20 de novembro é marcado por uma data muito importante, o dia da Consciência Negra, que visa valorizar a resistência, a força e a cultura negra, além de relembrar todas as lutas e movimentos negros ao longo dos anos.
A data foi oficialmente instituída pela a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A celebração também faz referência à morte de Zumbi, que era líder do Quilombo dos Palmares e lutava contra a escravidão no Nordeste.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O líder quilombola se tornou um dos nomes mais relevantes da história do país. Confira outras figuras negras que marcaram a trajetória do Brasil e que lutaram contra a desigualdade racial.
Dia da Consciência Negra agora é feriado em todo o estado de São Paulo; VEJA
Consciência Negra: figuras brasileiras negras que fizeram história no país
Confira as figuras brasileiras que marcaram a história do país e foram grandes nomes na luta contra o preconceito e as disparidades sociais pós-escravidão.
Zumbi dos Palmares (1655-1695)
Ele é o grande responsável pela data, que é em memória do dia da sua morte, depois de vários anos de luta e resistência.
Zumbi foi um dos nomes mais importantes na história brasileira, pois ele foi o líder do Quilombo de Palmares por mais de quinze anos, que recebeu mais de 30 mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças, que conseguiam fugir dos seus senhores e da escravidão.
A sua morte foi trágica, pois um ele foi denunciado por um de seus companheiros. Zumbi foi capturado, morto e degolado. Sua cabeça ficou exposta em praça pública como uma forma de assustar os escravos que quisessem se rebelar.
Sua jornada foi de extrema importância na luta contra a escravidão e a escolha da data busca refletir sua trajetória e relevância até os dias atuais.
Grande Otelo (1915-1993)
Um dos maiores atores das artes cênicas do Brasil no século XX, Grande Otelo fez muito sucesso no cinema e promoveu mudanças no meio artístico.
Nascido em Minas Gerais, Sebastião Bernardes de Souza Prata, seu verdadeiro nome, começou a atuar criança em festas populares e não parou mais. Otelo atuou nas grandes estações de rádio e nos principais canais de televisão do país, além do cinema.
Ele foi o responsável por um marco importante no Brasil, pois os negros eram proibidos de entrar pela porta da frente nos cassinos, o que foi mudado após o Grande Otelo começar a trabalhar como ator em um deles.
Carolina de Jesus (1914-1977)
Mesmo tendo frequentado apenas dois anos de estudo em uma escola, Carolina de Jesus gerou um impacto nacional com sua escrita tocante no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada", em que relata o dia a dia na favela do Canindé, em São Paulo, em que morava com seus três filhos.
A obra também traz a perspectiva de uma mulher negra que escrevia para fugir da invisibilidade social. Carolina de Jesus é considerada até hoje um dos nomes mais importantes da literatura brasileira.
Conceição Evaristo (1946)
Um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea, Conceição Evaristo resgata em suas obras a ancestralidade e a afro-brasilidade, além de retratar o cotidiano das mulheres negras e os preconceitos sofridos nos diversos âmbitos sociais.
A sua escrita no meio literário reforça a emancipação da mulher negra por meio da autorrepresentação e da autoficcionalização.
Ela criou o termo "escrevivência" que consiste na visão de mundo que se escreve na vivência de cada pessoa, assim como cada um escreve o mundo que conhece e enfrenta.
Por que o Dia da Consciência Negra não é feriado nacional?
A data não é considerada feriado nacional. O dia é visto legalmente como um dia de reflexão em relação às lutas e às batalhas que o povo negro já viveu contra a opressão, que se iniciou no período da escravidão. Porém, em algumas cidades, o dia é considerado feriado integral e facultativo.
Um projeto de lei está em discussão no Congresso Nacional, proposto pelo senador Randolfe Rodrigues, que estabeleceria a data como um feriado nacional. No entanto, a proposta ainda aguarda tramitação na Câmara dos Deputados.
Onde é feriado no Dia da Consciência Negra?
A data é celebrada no Brasil todo, mas em alguns estados e cidades, o dia é considerado feriado integral ou facultativo.
Confira os estados que serão feriado no dia 20 de novembro.
- Alagoas
- Amazonas
- Amapá
- Mato Grosso
- Rio de Janeiro
- São Paulo
Confira os estados em que pelo menos uma cidade vai ser feriado.
- Bahia - Alagoinhas, Camaçari e Serrinha
- Espírito Santo - Cariacica e Guarapari
- Goiás - Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia
- Maranhão - Pedreiras
- Minas Gerais - Betim, Guarani, Além Paraíba, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba
- Mato Grosso do Sul - Corumbá
- Paraíba
- Paraná
- Santa Catarina
- Tocantins - Porto Nacional
Dia da consciência negra: o papel de pais brancos de filhos negros; LEIA MAIS