Pegadas de dinossauros com 125 milhões de anos são encontradas na Inglaterra

Encontradas em uma ilha da costa sul da Inglaterra, marcas podem ser de Mantellisaurus, acreditam especialistas; saiba mais

Um conjunto de pegadas de dinossauros foram encontradas por engenheiros em uma praia na costa sul da Inglaterra. Os fósseis estavam bem preservados e cientistas acreditam que são de Mantellisaurus, de mais de 125 milhões de anos.

Segundo informações divulgadas pelo governo da Inglaterra nesta segunda-feira, 23, engenheiros da Agência Ambiental do país estavam fazendo investigações a fim de reforçar as defesas marítimas da ilha de Yaverland, quando fizeram a descoberta dos fósseis.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As investigações ambientais datam as pegadas em pelo menos 125 milhões de anos, época da história do mundo que somente foi retratado em filmes como “Jurassic Park” e “ Os Flintstones”.

“Todos nós lemos as histórias e vimos os filmes, mas isso nos dá apenas uma ideia de como era a vida”, destaca Nick Gray, gerente de inundações e riscos costeiros da Agência Ambiental inglesa.

LEIA TAMBÉM | Em um fusca, pai e filho viajam de Santa Catarina ao Ceará para ver fósseis de dinossauros

O que dizem os especialistas

Sobre a espécie a qual pertencem as pegadas, Martin Munt, curador do museu inglês Dinosaur Isle Museum, afirma: “Não podemos ter certeza absoluta sobre a identidade de uma pegada, mas os pés de três dedos tornam provável que um Mantellisaurus estivesse aqui, e não apenas em outras partes da costa sul onde eram mais comuns – ou era o que pensávamos até agora”.

A Ilha de Wight é o local mais rico em dinossauros da Europa, mas ainda é uma descoberta maravilhosa. Localizamos 35 tipos diferentes, e a área já foi repleta de plantas, crocodilos, pterossauros, anfíbios, peixes e invertebrados como insetos e mexilhões de água doce”, conta o curador sobre o local das pegadas.

LEIA TAMBÉM | Cientistas encontram 4 tipos de dinossauros na Patagônia chilena

Como eram os Mantellisaurus?

Pegadas de dinossauros com 125 milhões de anos são encontradas na Inglaterra
Pegadas de dinossauros com 125 milhões de anos são encontradas na Inglaterra Crédito: AdobeStock

Os Mantellisaurus ou Mantelissauros tinham cerca de 7 metros de comprimento. Um adulto da espécie teria, por exemplo, quase o dobro do comprimento de um carro comum. Suas patas tinham três dedos em cada, o que o diferencia de outros dinossauros. As passadas de um Mantelissauro eram bem espaçadas e barulhentas, como um trovão. Eles podiam se mover tanto em uma postura quadrúpede quanto bípede. Fósseis e pegadas da espécie ao longo dos anos indicam que ela viaja em grupos familiares.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dinossauros Mantellisaurus inglaterra fosseis

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar