Pegadas de dinossauros com 125 milhões de anos são encontradas na Inglaterra
Encontradas em uma ilha da costa sul da Inglaterra, marcas podem ser de Mantellisaurus, acreditam especialistas; saiba mais
17:51 | Out. 29, 2023
Um conjunto de pegadas de dinossauros foram encontradas por engenheiros em uma praia na costa sul da Inglaterra. Os fósseis estavam bem preservados e cientistas acreditam que são de Mantellisaurus, de mais de 125 milhões de anos.
Segundo informações divulgadas pelo governo da Inglaterra nesta segunda-feira, 23, engenheiros da Agência Ambiental do país estavam fazendo investigações a fim de reforçar as defesas marítimas da ilha de Yaverland, quando fizeram a descoberta dos fósseis.
As investigações ambientais datam as pegadas em pelo menos 125 milhões de anos, época da história do mundo que somente foi retratado em filmes como “Jurassic Park” e “ Os Flintstones”.
“Todos nós lemos as histórias e vimos os filmes, mas isso nos dá apenas uma ideia de como era a vida”, destaca Nick Gray, gerente de inundações e riscos costeiros da Agência Ambiental inglesa.
LEIA TAMBÉM | Em um fusca, pai e filho viajam de Santa Catarina ao Ceará para ver fósseis de dinossauros
O que dizem os especialistas
Sobre a espécie a qual pertencem as pegadas, Martin Munt, curador do museu inglês Dinosaur Isle Museum, afirma: “Não podemos ter certeza absoluta sobre a identidade de uma pegada, mas os pés de três dedos tornam provável que um Mantellisaurus estivesse aqui, e não apenas em outras partes da costa sul onde eram mais comuns – ou era o que pensávamos até agora”.
“A Ilha de Wight é o local mais rico em dinossauros da Europa, mas ainda é uma descoberta maravilhosa. Localizamos 35 tipos diferentes, e a área já foi repleta de plantas, crocodilos, pterossauros, anfíbios, peixes e invertebrados como insetos e mexilhões de água doce”, conta o curador sobre o local das pegadas.
LEIA TAMBÉM | Cientistas encontram 4 tipos de dinossauros na Patagônia chilena
Como eram os Mantellisaurus?
Os Mantellisaurus ou Mantelissauros tinham cerca de 7 metros de comprimento. Um adulto da espécie teria, por exemplo, quase o dobro do comprimento de um carro comum. Suas patas tinham três dedos em cada, o que o diferencia de outros dinossauros. As passadas de um Mantelissauro eram bem espaçadas e barulhentas, como um trovão. Eles podiam se mover tanto em uma postura quadrúpede quanto bípede. Fósseis e pegadas da espécie ao longo dos anos indicam que ela viaja em grupos familiares.
Leia mais
-
Cientistas identificam dinossauro com bico de pato que viveu na Patagônia chilena
-
Ubirajara jubatus: fóssil de dinossauro volta ao Ceará e ficará exposto em museu no Cariri
-
Brasil recupera fóssil de dinossauro levado irregularmente para a Alemanha
-
Enorme dinossauro saurópode é descoberto em Portugal