Halloween: conheça a origem e veja como chegou ao Brasil
Data comemorativa divide celebração com o Dia do Saci; historiadores acreditam que o Halloween começou com os povos celtas; confiraO Halloween é uma data comemorativa tradicional, principalmente, nos Estados Unidos, mas que se expandiu para diversos países, como o Brasil. A data é celebrada dia 31 de outubro e é marcada por fantasias, doces, festas e adereços “assustadores”.
Quando surgiu o Halloween?
De acordo com historiadores, o Dia das Bruxas vem de um festival chamado Sahmain, que acontecia nas Ilhas Britânicas e era realizado pelos povos celtas (tribos que possuíam aproximação idiomática e cultural).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Neste período, a comemoração era dedicada aos mortos, já que a barreira entre os mundos dos vivos e dos mortos deixava de existir, de acordo com a religião pagã. No Sahmain, as pessoas se disfarçam com máscaras para confundir e evitar os espíritos que vagavam pelas ruas.
Outro costume da festa era prever o futuro: previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome de seu futuro marido ou mulher.
Leia mais
Influência religiosa no Halloween
Na Idade Média, as Ilhas Britânicas sofreram fortes influências da cultura cristã. Com isso, o Samhain passou a comemorar os santos da Igreja.
Com o tempo, começaram as comemorações cristãs nas Ilhas Britânicas. No dia 31 de outubro, era celebrado o All Hallow’s Eve (Véspera de Todos os Santos); 1 de novembro era comemorado, o All Saint’s Day (Dia de Todos os Santos); e, no dia 2 de novembro, o All Soul’s Day (Dia de Finados).
Como o Halloween chegou ao Brasil?
No Brasil, apesar da data ser mais comum nas escolas bilíngues, o Halloween tem ganhado popularidade nos últimos anos. No mês de outubro, escolas celebram o Dia das Bruxas e muitas lojas decoram os espaços com adereços da festa.
Outra discussão acerca da comemoração no Brasil é que muitos estudiosos e sociólogos são contra a “invasão cultural do Halloween”. Por isso, o Dia do Saci foi decretado para o dia 31 de outubro, para contrapor a "invasão cultural do Halloween".
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente