Dia de Frei Galvão: conheça as origens do primeiro santo brasileiro

A comemoração acontece no dia 25 de outubro em homenagem ao processo de beatificação de Frei Galvão; saiba a origem do santo e orações para a data

06:00 | Out. 25, 2023

Por: Penélope Menezes
Saiba quem foi Frei Galvão e a celebração de seu dia (foto: Reprodução/Mosteiro da Luz)

O primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, conhecido como Frei Galvão, nasceu em Guaratinguetá, interior de São Paulo, em 1739. Mas foi a sua beatificação, reconhecida em 25 de outubro de 1998, que estabeleceu o Dia de Frei Galvão.

A data busca celebrar o frade paulistano e fundador do mosteiro da Imaculada Conceição da Luz das Irmãs Concepcionistas, conhecido como Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo. Ao adentrar a igreja, é possível encontrar os restos mortais de Frei Galvão.

O espaço é atualmente considerado um “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Saiba quem foi Frei Galvão e a sua presença como o primeiro santo do Brasil.

Dom Gregório Paixão: "Vou totalmente desejoso de conhecer o novo"; VEJA

Dia de Frei Galvão: a vida do santo

Ele é quarto de dez filhos de Antônio Galvão de França, o capitão-mor de Guaratinguetá, e de Isabel Leite de Barros, filha de fazendeiros e bisneta do famoso bandeirante Fernão Paes Leme, o "caçador de esmeraldas". Frei Galvão possui uma data de nascimento de incerta.

O jovem Galvão pretendia se tornar um jesuíta, mas foi dissuadido da escolha por seu pai. Na época, uma perseguição contra padres jesuítas era perpetrada pelo Marquês de Pombal.

Aos 21 anos, virou noviço no Convento Franciscano de São Boaventura de Macacu, em Itaboraí, Rio de Janeiro. Foi nessa época que assumiu o seu nome religioso, Antônio de Sant'Ana Galvão, uma homenagem à Santa Ana ou Sant'Anna, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.

As pílulas de Frei Galvão

As origens das pílulas de Frei Galvão são atribuídas a duas ocasiões.

Na primeira, um jovem procurou o frade para ajudá-lo com as dores renais que sentia e recebeu um pequeno papel com um verso do breviário: “Post partum Virgo inviolata permansisti, Dei Gentitrix Intercede pro nobis” (“Depois do parto, permanecestes virgem, Mãe de Deus, intercedei por nós”, em tradução livre do latim).

Confiando no poder de intercessão da Virgem Maria, o homem ingeriu o papel e expeliu os cálculos renais.

Outro caso indica a chegada de um marido desesperado durante o parto da esposa, que poderia morrer no processo, também pedindo o auxílio de Frei Galvão. Lembrando do jovem com o cálculo renal, o santo deu os mesmos papeizinhos e a mulher conseguiu sobreviver.

Atualmente as pílulas são procuradas pelos devotos do santo brasileiro e confeccionadas pelo Mosteiro da Luz, seguindo as orientações originais de Frei Galvão.

“Frei Galvão se viu muito ocupado, sem tempo para atender ao povo. Foi então que ele confiou o seu trabalho às irmãs, sendo que seria passado de irmã para irmã, como uma tradição familiar”, explica o portal oficial do mosteiro.

Dia de Frei Galvão: beatificação e canonização

O processo de beatificação aconteceu no dia 25 de outubro de 1998 pelo Vaticano, data escolhida para a celebração de Frei Galvão. Um ano antes, em março de 1997, o brasileiro foi declarado como “Venerável”, título que precede o de beato.

Em 2007, tornou-se o primeiro brasileiro a ser canonizado pela Igreja Católica, durante a visita do Papa Bento XVI ao País.

Para Myrela Dias, 26, discípula da Comunidade Católica Shalom, ter o reconhecimento oficial da Igreja Católica “trouxe imensa alegria para os corações” daqueles que já acreditavam na santidade de Frei Galvão.

“Além da felicidade de saber que mais pessoas pelo mundo afora poderiam conhecer este santo brasileiro e beber das graças de sua intercessão”, completa.

Em sua comunidade, Myrela segue o costume anual de rezar e sortear um santo de devoção, para acompanhá-la e apadrinhá-la pelo ano. “Em 2022, eu tirei São Frei Galvão. Na verdade, acredito que ele me escolheu para estar mais próxima dele e contar com sua intercessão”, explica.

Ao pesquisar sobre a vida do santo, tomou conhecimento das pílulas de Frei Galvão. “Logo me veio o desejo de ter acesso a essas pílulas, pois estava vivendo um ano difícil e acreditava na intercessão de meu santo amigo”, diz.

Dia de Frei Galvão: experiência de Myrela

“Certo dia, meses depois, uma irmã da comunidade, a qual eu havia conhecido a pouco tempo e não sabia que Frei Galvão era meu santo do ano, e muito menos que eu tinha o desejo de ganhar as pílulas, do nada me chegou presenteando dois livretos: um de sua missa de canonização e outro que falava sobre sua vida”.

O presente também continha, segundo compartilhou Myrella, uma oração com as pílulas que tanto desejava. “Ali pude perceber que Frei Galvão realmente estava próximo a mim e atento às minhas necessidades, como um verdadeiro santo amigo”, revela.

Dia de Frei Galvão: oração para o santo

Na página oficial do Mosteiro da Luz, o endereço apresenta ao visitantes uma oração direcionada a Frei Galvão, reproduzida na íntegra a seguir:

“Deus, Pai de misericórdia, que fizeste do Santo Antonio de Sant´Anna Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

A oração realizada durante a novena para o santo também foi compartilhada ao O POVO em entrevista com Myrela Dias:

Deus de amor, fonte de todas as graças, dai-nos, por intercessão de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que ao tomarmos com fé e devoção estas pílulas e rezando:

"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizeste, por tudo que fez e sofreu Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade"

Vos digneis conceder-me a Graça que ardentemente almejo (pedir a graça desejada). Prometo-vos conhecer sempre mais o evangelhos, que Santo Antônio de Sant’Anna Galvão viveu, cultivar a vida Eucarística e a devoção à Imaculada Virgem Maria. Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, rogais por nós! Amém!