Adolescente cria sabonete para tratar câncer de pele e ganha prêmio
Heman Bekele desenvolveu um sabonete que trata o câncer de pele; ele foi nomeado como o melhor jovem cientista da américa e ganhou um prêmio; confira
23:38 | Out. 24, 2023
O que você estava fazendo quando tinha 14 anos de idade? O jovem Heman Bekele, estudante do nono ano na escola Fairfax County Public Schools, do estado da Virgínia, Estados Unidos, com esta idade desenvolveu um sabonete que trata o câncer de pele e ganhou um prêmio pela criação.
Bekele apresentou o produto e ganhou o 3M Young Scientists Challenge de 2023, que é um concurso importante de ciências e engenharia voltado para estudantes do ensino médio nos Estados Unidos, e administrado pela Discovery Education.
Além disso, o jovem foi nomeado como o “Melhor Jovem Cientista da América” e recebeu um prêmio de U$ 25 mil, que equivale em torno de 125 mil reais.
SUS terá tratamento instantâneo criado na USP para câncer de pele; CONFIRA
Qual foi a motivação do adolescente para criar o sabonete?
O jovem estudante sempre foi apaixonado pela ciência. Ele começou o processo de criação do produto com apenas 12 anos de idade e levou um ano e meio para chegar a um protótipo. Sua principal motivação foi quando descobriu o preço do tratamento de câncer de pele.
Bekele, que nasceu na Etiópia e se mudou para os Estados Unidos com quatro anos, soube que o câncer de pele tem grande incidência em países em desenvolvimento, e que o preço médio de uma cirurgia é de US$ 40 mil, aproximadamente R$ 200 mil.
O estudante disse que queria criar um produto que fosse acessível para o maior número de pessoas, principalmente para população de baixa renda.
Fiocruz desenvolve kit que detecta sangue infectado com malária; VEJA
Câncer de pele: do que é feito o sabonete?
Heman primeiramente teve que estudar mais sobre o câncer de pele e procurou entender como as células dentríticas, que atuam na imunidade, funcionam.
Os três principais ingredientes do produto são o ácido salicílico, o ácido glicólico e a tretinoína. A junção das substâncias reativam as células dendríticas, que se unem aos glóbulos brancos e combatem as células infectadas.
Além disso, o jovem teve que inserir no sabonete 3M Cavilon, óleo de coco e manteiga de karité orgânica, para que o produto não se quebrasse.
Terapia celular contra câncer: ENTENDA tratamento em teste no SUS
O sabonete é todo composto de ingredientes acessíveis e tem um custo de produção de U$ 0,50 a barra de sabão, que equivale a 2,50 reais.
Os planos do adolescente para o futuro
Bekele tem planos para o futuro com o dinheiro que ganhou, pois quer investir em uma patente e começar um curso superior.
Outro plano é criar uma organização sem fins lucrativos para distribuir gratuitamente o sabonete em comunidades mais necessitadas.
SUS vai oferecer novo tratamento para fibrose cística; SAIBA MAIS