Morre Bobi, cachorro mais velho do mundo, aos 31 anos

Tutor diz que Bobi tinha 'contato constante com natureza, boa alimentação, liberdade para descobrir ambiente, cuidados veterinários consistentes e amor'

22:54 | Out. 23, 2023

Por: Révinna Nobre
Bobi, cão mais velho do mundo, morre aos 31 anos. (foto: Foto: Reprodução/ YouTube Guinness World Records)

Bobi, o cachorro mais velho do mundo, morreu no último sábado, 21, aos 31 anos de idade. Ele recebeu o título de cão mais velho mundo pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes, em fevereiro deste ano. A morte foi compartilhada pela veterinária, Karen Becker, e divulgada pelo Guinness nesta segunda, 23.

Segundo o jornal português SIC Notícias, o animal estava hospitalizado há alguns dias, mas não sobreviveu. “Foi uma luta dura e só um guerreiro como ele [Bobi] podia ter aguentado esse tempo”, disse o tutor do animal, Leonel Costa.

Bobi era um Rafeiro Alentejano, raça tradicional portuguesa e vivia no vilarejo rural de Conqueiros, localizado em Portugal.

Bobi nasceu em 1992 e teve sua idade verificada pelo Sistema de Informação de Animais de Companhia, o SIAC, um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo português e administrado pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SVMV).

Longevidade do cachorro Bobi

Em um post, Karen conta a conversa com Leonel sobre a longevidade de Bobi. De acordo com o dono, a rotina saudável e o ambiente “calmo e pacífico” contribuíram para a vida duradoura do cachorro.

“Boa alimentação, contato constante com a natureza, liberdade para descobrir o ambiente, cuidados veterinários consistentes e amor. Bobi sabe que é profundamente amado”, explicou Leonel.

O tutor acredita que a dieta exclusiva também contribuiu. O cachorro não comia ração, apenas comidas sem temperos.

História de vida de Bobi

Quando Bobi foi anunciado como recordista pelo Guinness, Leonel revelou que o cão quase foi assassinado ao nascer.

Nascido em uma ninhada de quatro filhotes, ele seria enterrado vivo com seus irmãos pelo pai de Leonel, já que não tinham condições de cuidar, de acordo com ele. Bobi foi o único que conseguiu se salvar.