Eclipse solar: óculos são necessários para ver fenômeno? Confira

Eclipse solar acontece neste dia 14 de outubro, e será visível por quase todo o país; confira se os óculos são fundamentais para o evento e outros cuidados

O eclipse solar anular, que acontece neste sábado, 14, trata-se de um evento no qual a Lua, em seu percurso ao redor da Terra, passa diretamente entre o planeta e o Sol, criando um impressionante espetáculo de luz e sombra.

Olhar diretamente para o eclipse solar pode causar danos permanentes na retina, levando ao comprometimento visual. O ideal para observar o fenômeno é utilizar objetos que evitem o contato direto com o eclipse solar, como óculos adequados. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“O equipamento mais adequado para observar o eclipse anular são os óculos especiais com filtro solar vendidos na internet. Eles promovem uma barreira física entre os raios do Sol e os olhos do indivíduo. Uma alternativa interessante é a utilização de óculos de soldador número 14 ou superiores”, recomenda a oftalmologista Luiza Paulo Filho.

Lentes de proteção para eclipse em Fortaleza estão quase esgotadas; VEJA onde comprar

Eclipse solar: perigos de olhar diretamente para o Sol

Luiza Paulo Filho ressalta ainda que, ao olhar para objetos, os focos de luz que entram em nossos olhos se concentram principalmente na mácula, a região mais nobre da retina.

Portanto, se esses focos luminosos trouxerem índices elevados de radiação ultravioleta, seja ao olhar para o Sol ou para um eclipse anular, as células da mácula podem sofrer queimaduras, potencialmente levando à cegueira da visão central de forma permanente.

Cuidados para observar o eclipse solar

Mesmo com o uso dessas proteções, como o óculos adaptado para o evento, o ideal é observar o eclipse por períodos curtos e intercalados. Para cada 10 segundos admirando o fenômeno, descanse os olhos por no mínimo 30 segundos.

Eclipse solar anular: SAIBA onde e como ver o fenômeno no Ceará neste sábado

É importante destacar que, ao usar um anteparo escuro para observar o Sol ou o eclipse, as pupilas se dilatarão (midríase), permitindo que mais radiação ultravioleta entre nos olhos e atinja a retina. Portanto, certifique-se de que o filtro escolhido tenha a proteção UV adequada.

Quais os melhores locais para assistir o eclipse no Ceará?

  • Em toda a região entre Juazeiro do Norte e Iguatu, o eclipse será visto com o “anel de luz”.
  • Em Fortaleza e em outras regiões do Ceará, será visto apenas parcialmente.

O ideal é procurar um local em que você tenha uma vista livre para o horizonte oeste: é lá que o sol vai estar na hora em que a anularidade se tornar perceptível, por volta das 15h.

O último eclipse solar anular visível em Fortaleza foi em 1995. Até 2060, não haverá qualquer “anel de luz” visível no Estado, mas em 2045 um eclipse solar total poderá ser contemplado pelos cearenses.

Cariri tem vista privilegiada para eclipse solar; transmissão será feita pela Nasa; CONFIRA 

Como assistir ao eclipse solar?

Existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse; afinal, observar o sol por muito tempo pode causar danos na visão. Confira algumas recomendações:

  • Usar óculos especiais com filtros solares que reduzem a radiação solar, inclusive os raios-UV que causam danos irreparáveis à visão.
  • Utilizar filtros específicos adaptados para observação astronômica em binóculos, telescópios e lunetas.
  • Um jeito mais barato é utilizar vidro de solda número 14, usado em máscara de solda. Você deve olhar apenas por alguns segundos para evitar problemas na visão.

VEJA os melhores horários para observar o eclipse neste sábado, 14

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eclipse solar ceara eclipse solar brasil eclise solar cuidados eclipse solar oculos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar