'Festa de demissão'; entenda a nova moda entre os jovens chineses

Em um país com um bilhão de habitantes, a China enfrenta complicações econômicas que impactam a juventude, que está 'comemorando' demissões; confira

18:38 | Out. 06, 2023

Por: Caynã Marques
Os jovens chineses desenvolvem casos de depressão quando não conseguem atingir suas expectativas em relação ao mercado de trabalho (foto: Anthony WALLACE / AFP)

Com problemas econômicos na China, jovens estão "comemorando" suas demissões com festas. Desde crianças, os jovens chineses recebem uma enorme pressão para se desenvolverem o quanto antes no mercado de trabalho. Com o fracasso, muitas vezes acabam contraindo depressão.

Muitos desses jovens estão se apegando à religião e à fé, e até mesmo tendo que retornar à casa de seus pais, reflexo de uma estagnação no mercado de um país que está entre os grandes da economia.

A cultura de trabalho do país é exigente e desgastante, uma vez que muitos consideram normal trabalhar das 9h às 21h, seis dias por semana.

VEJA como visitar a Muralha da China a partir de Pequim

Desemprego na China: festejar a "tristeza"

O ato de comemorar o desemprego está sendo cada vez mais compartilhado após a demissão. Apesar do clima econômico desafiador do país e das crescentes taxas de desemprego juvenil, indivíduos na faixa dos 20 anos estão abandonando cargos por razões como baixos salários e esgotamento, afirmou uma reportagem da CNN.

A mídia social chinesa tem visto um influxo de postagens sobre essas "festas de demissão". De acordo com o Maimai, uma plataforma de rede profissional chinesa semelhante ao LinkedIn, 28% dos funcionários entrevistados em vários setores pediram demissão em 2022, e esse número dobrou para aqueles que pretendiam pedir demissão, mas ainda não o fizeram.

Desemprego no Brasil cai a 7,8% no período de junho a agosto; CONFIRA

Desemprego na China: ajuda divina e apoio na sorte

Desde o grande boom da Covid-19 em 2020 e a estagnação da economia, os jovens têm se apegado à fé. Desiludidos com a progressão do mercado, a taxa de desemprego para pessoas entre 16 e 24 anos atingiu um recorde de 20,4% em abril, segundo estatísticas oficiais.

Com mais de um bilhão de habitantes, são reconhecidas oficialmente cinco religiões na China: budismo, taoísmo, protestantismo, catolicismo e islamismo. As duas primeiras religiões são parte essencial da cultura chinesa, com dezenas de milhares de templos e mosteiros em todo o país.

Sites de viagens e avaliação estão registrando cada vez mais a presença de jovens nestes tempos. Cerca de metade dos visitantes são pessoas na faixa dos 20 e 30 anos, de acordo com os sites Qunar e Trip.com.

As vendas de bilhetes de loteria na China atingiram o valor mais elevado de todos os meses de 2023 em agosto, muito por conta deste problema econômico e a forte onda de desemprego.

Aumentando em 53,6%, o comércio lotérico tem sido elevado; de janeiro a agosto, foram vendidos 375,76 mil milhões de yuans em bilhetes de loteria em todo o país, segundo a agência de notícias chinesa, Xinhua, com base nos dados do Ministério das Finanças.

Lista do trabalho escravo tem cervejaria e recorde de empregadores; VEJA

Desemprego na China: retorno para a casa dos pais

Em alguns casos, os que permanecem no mercado de trabalho muitas vezes não suportam tamanha responsabilidade e acabam se demitindo, retornando ao aconchego de seus familiares.

O modo peculiar chamado "filhos integrais" está servindo para relaxar, refletir e encontrar empregos melhores. Mas é mais fácil falar do que fazer.

Setor privado dos EUA cria 89 mil empregos em setembro, afirma ADP; SAIBA MAIS

Conheça os canais do O POVO no WhatsApp

O POVO apresenta seus cinco canais com notícias relacionadas à política cearense; aos acontecimentos do cotidiano; à cobertura esportivas; às pautas econômicas; e às novidades dos famosos e realities.

Confira e clique nos links abaixo para seguir:

  • O POVO | Últimas Notícias: as principais notícias sobre o Ceará, o Brasil e todo o mundo
  • Economia | O POVO: aqui, você vai ficar sabendo em primeira-mão das notícias sobre concursos/vagas de emprego, empresas e também finanças pessoais
  • Política Ceará - O POVOmais um espaço para O POVO e seus leitores interagirem sobre política no Ceará e no Brasil, agora mais de perto
  • Esportes O POVOas mais relevantes atualizações do esporte cearense, brasileiro e internacional
  • Famosos, TV e Realities: um canal para quem quer ficar ligado nas novidades a qualquer hora do dia com conteúdos diretamente do Vida&Arte e do Divirta-se do O POVO