Aos 104 anos, americana é pessoa mais velha a saltar de paraquedas

A idosa já havia pulado antes, aos 100 anos, mas quebra um recorde mundial ao saltar de uma altura de mais de 3 mil metros; conheça a história

20:55 | Out. 05, 2023

Por: Penélope Menezes
A norte-americana Dorothy Hoffner pode receber o título de pessoa mais velha a saltar de paraquedas (foto: Reprodução/Instagram @skydivechicago)

Uma mulher originária de Chicago, nos Estados Unidos, busca o título oficial de pessoa mais velha a saltar de paraquedas. Aos 104 anos, Dorothy Hoffner fez um salto duplo no domingo, 1º de outubro, a mais de 3 mil metros de altura.

O salto de Hoffner não é o primeiro — a norte-americana já havia pulado de paraquedas aos 100 anos de idade. O diferencial da segunda empreitada é a possibilidade de certificar o seu feito oficialmente no Guinness World Records.

A paraquedista mais velha estabelecida pelo livro dos recordes é Linnéa Ingegärd Larsson, com 103 anos de idade. A sueca completou o salto ao lado do especialista em paraquedas Joackim Johansson, em 29 de maio de 2022.

Avó de 90 anos aceita desafio e salta de paraquedas com as netas: "Só se vive uma vez"; VEJA

Pessoa mais velha a saltar de paraquedas: Dorothy luta pelo título

“A idade é apenas um número”, declarou Dorothy para o jornal Chicago Tribune, antes de saltar do avião Skyvane em Ottawa, Illinois. O salto de Hoffner durou sete minutos, de acordo com o USA Today.

No portal do The New York Times (NYT), o repórter Eduardo Medina inicia a cobertura declarando o ano de nascimento da recordista. “Nascida em 1918, sobreviveu à gripe espanhola e à pandemia de Covid, bem como à sua primeira tentativa de paraquedismo aos 100 anos”, descreve.

Para o jornal, Dorothy confessa que nunca se casou ou teve filhos, o que lhe garantiu maior liberdade e aventuras, como viagens ao México e fins de semana dirigindo ao redor dos Estados Unidos.

“Ela é a convidada perfeita para jantar porque tem histórias interessantes”, disse ao NYT Joe Conant, 62, uma enfermeira que conheceu Hoffner em 2018 no centro de idosos.