Nobel 2023: Prêmio de Química vai para descobridores dos pontos quânticos
Os cientistas Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Química por sua pesquisa sobre nanopartículas; saiba mais
07:54 | Out. 04, 2023
O Prêmio Nobel de Química 2023 foi concedido aos cientistas Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov por sua descoberta e desenvolvimento de pontos quânticos - nanopartículas tão pequenas que seu tamanho determina suas propriedades. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4/10).
Essas nanopartículas são importantes para a nanotecnologia. Elas transmitem luz a partir de televisores e lâmpadas LED, e podem orientar os cirurgiões na remoção de tecido tumoral, entre outras coisas.
Moungi G. Bawendi é do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), em Cambridge, Massachusetts, EUA. Louis Brus é da Universidade de Columbia, Nova York, EUA.
Já Alexei I. Ekimov trabalha para a Tecnologia de Nanocristais, em Nova York, EUA.
Famosos que já ganharam o Prêmio Nobel; CONFIRA
Nobel 2023: Conheças as pesquisas dos ganhadores do Nobel de Física
Os físicos sabiam há muito tempo que, em teoria, efeitos quânticos dependentes do tamanho poderiam surgir em nanopartículas, mas naquela época era quase impossível esculpir em nano dimensões.
No início da década de 1980, Alexei Ekimov conseguiu criar efeitos quânticos dependentes do tamanho em vidro colorido.
Alguns anos depois, Louis Brus foi o primeiro cientista do mundo a provar efeitos quânticos dependentes do tamanho em partículas flutuando livremente num fluido.
Para completar o trio, em 1993, Moungi Bawendi revolucionou a produção química de pontos quânticos, criando partículas quase perfeitas. Essa alta qualidade era necessária para que pudessem ser utilizados nas aplicações.
Nobel 2023: Veja os vencedores já anunciados
Na segunda-feira (2/10) foi anunciado o vencedores do Prêmio Nobel de Medicina. A bioquímica húngara Katalin Karikó e o médico norte-americano Drew Weissman receberam o prêmio por descobertas que levaram ao desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.
Ontem, terça-feira (3/10), foram anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de Física, concedido a foi concedido a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier por suas pesquisas sobre elétrons.
Veja datas dos anúncios do Nobel de Literatura, Economia e o Nobel da Paz