Saruê parece sorrir para as fotos de seu resgate; confira imagem

Saruê resgatado pela Guarda Civil Ambiental é como canguru e possui uma espécie de bolsa no ventre; confira mais informações sobre o bicho

18:54 | Out. 01, 2023

Por: Iully Fernandes
Saruê foi resgatado em empresa de reciclagem no distrito de Vicente de Carvalho (SP) (foto: Guarda Civil Ambiental de Guarujá)

Em Guarujá, no litoral de São Paulo, um saruê foi resgatado pela Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental em um estabelecimento de reciclagem. Nas fotos de resgate, o gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita) chama atenção por parecer que está sorrindo.

Clique aqui para seguir o novo canal com as Últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

Conforme  os guardas que atenderam a ocorrência, o saruê não tinha ferimentos no corpo e foi encaminhado para a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro.

Os hábitos noturnos dos saruês tornam raras as aparições deles durante o dia, além de os gambás-de-orelhas-pretas terem uma dentição muito afiada e forte mas não são considerados animais perigosos.

A espécie é atraída por resíduos domésticos, como alimentos descartados de maneira irregular, por isso é bom mantê-los afastados, principalmente de animais domésticos

No caso, o saruê em questão foi resgatado por profissionais da GCM Ambiental, que sabiam como lidar com o animal. As informações são do portal G1.

CONFIRA 10 animais selvagens que parecem cachorros domésticos

O que é um saruê?

Animais como o canguru, o gambá, a cuíca, o diabo-da-tasmânia e o coala são chamados de marsupiais. Bem como estes, o saruê tem uma espécie de bolsa no ventre. Ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, eles encontram as mamas.

Sob forte estresse, ele pode exalar mau cheiro – já que se trata de um gambá. É um importante agente disseminador de sementes e ajuda a recuperar ambientes degradados na natureza. Com a redução das áreas de Cerrado, o saruê acaba se adaptando ao ambiente urbano onde encontra comida facilmente. No entanto, não deve ser criado como animal doméstico.

VEJA 10 curiosidades sobre o porco como animal de estimação