IA recriou rosto de Jesus a partir do Santo Sudário; veja
Inteligência artificial recriou uma imagem referente de como seria Jesus Cristo, seguindo o Santo Sudário; saiba maisUma simulação feita através de inteligência artificial (IA) recriou o rosto de Jesus Cristo. O feito usou como referência o pano de linho que supostamente teria coberto Jesus Cristo após a sua crucificação. Hoje, o Santo Sudário, como o item é conhecido, está exposto em Turim, na Itália.
A recriação foi em comemoração aos 90 anos da primeira vez que o Santo Sudário foi exposto. A criação foi realizada pelo jornal britânico Daily Star ao usar o Midjourney, uma inteligência artificial que é capaz de recriar imagens a partir de algumas características compartilhadas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Santo Sudário: conheça o "pano sagrado"
A história por trás do Santo Sudário é bastante controversa. Membros da Igreja Católica acreditam fielmente que o pano de 4,2 metros de comprimento e 1,1 metro de largura remete à imagem e semelhança de Jesus Cristo após a sua crucificação.
As primeiras referências ao Santo Sudário estão na Bíblia. O Evangelho de Mateus (Mateus 27:59) relata que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus com um pano de linho. O Evangelho de João (João 19:38–40) também descreve o evento e relata que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados (João 20:6–7).
A peça foi revelada pela primeira vez ao grande público há cerca de 600 anos e, mesmo então, alguns pensavam que o Sudário não passava de uma farsa dos verdadeiros vestígios de Jesus Cristo.
O bispo francês Pierre d'Arcis escreveu ao Papa Clemente VII em 1390 para dizer que acreditava que o Sudário era um "truque inteligente". Segundo ele, era mais provável que fosse alguém declarando falsamente sobre a mortalha em que Jesus foi envolvido no túmulo.
Show de Johnny Hooker é cancelado por frase antiga dele sobre Jesus; VEJA
Santo Sudário: conheça a plataforma Midjourney
Midjourney é uma inteligência artificial que gera imagens com base em descrições de texto feitas por usuários pela plataforma Discord.
Para usar a IA, é preciso acessar uma das salas do sistema e, no chat, colocar termos ou uma frase que esteja ligada a determinado assunto ou tema. Depois disso, as imagens são criadas a partir da combinação das palavras.
Vale ressaltar que o programa é pago e pode variar de acordo com o plano, de US$ 10 até US$ 120.
ChatGPT será capaz de receber comandos por voz e imagens; CONFIRA