Dia de Cosme e Damião: entenda a tradição ligada aos santos gêmeos

A festa de Cosme e Damião é bastante aguardada em diversas religiões; conheça a história dos dois santos e por que são entregue doces na sua comemoração

06:00 | Set. 26, 2023

Por: Caynã Marques
Cosme e Damião, padroeiro das crianças, tem festejos nos dias 26 e 27 de setembro, dependendo da religião. (foto: Reprodução/ Instagram @paroquia_depereiro)

Os festejos de Cosme e Damião, populares pela entrega de doces, datam do século IV, com as datas de 26 e 27 de setembro, dependendo da religião. A tradição da entrega de doces está aliada à imagem dos dois santos serem os padroeiros das crianças.

A data em que são comemorados os festejos de Cosme e Damião pela Igreja Católica é 26 de setembro, desde a reforma do calendário católico em 1969. O dia foi escolhido para não coincidir com o dia de São Vicente de Paulo, que comprovadamente faleceu em 27 de setembro.

Clique aqui para seguir o novo canal do O POVO no WhatsApp

As religiões de matriz africana continuam comemorando em 27 de setembro. Alguns representantes da Igreja Católica concordam com esta data, pois a morte dos irmãos teria ocorrido nesse dia. Neste mesmo dia, a basílica em homenagem aos santos foi inaugurada em Roma em 527.

Cosme e Damião: conheça a história dos santos

De origem árabe, Cosme e Damião são gêmeos que eram médicos curandeiros. Nasceram em uma região conhecida como Ásia Menor. Estudaram medicina na Síria, que era uma província romana, e praticaram medicina em Egeia.

Durante o Império Romano, o filho do governador romano adoeceu e solicitaram que os gêmeos trabalhassem na cura do jovem, o que foi alcançado.

O imperador então tentou convencer os dois irmãos a se converterem e a oferecerem sacrifícios aos deuses pagãos, provenientes da religião do Império. Os gêmeos recusaram e por esse motivo foram condenados à morte.

Papa faz alerta sobre corrupção e destruição ambiental em visita à Mongólia; VEJA

Cosme e Damião: santos protetores das crianças e associação com os doces

A data está associada à distribuição de doces entre as crianças, porque, tanto na religião católica quanto nas religiões de matriz africana, os irmãos são considerados os santos protetores das crianças.

As famosas sacolinhas de Cosme e Damião têm doces que são considerados tradicionais: doce de abóbora, doce de batata-doce (geralmente em formato de coração), paçoca, cocada e maria-mole.

Crianças pegam o carro da mãe após serem proibidas de usar eletrônicos nos EUA; CONFIRA

Cosme e Damião: devoção

Padroeiros das crianças, a imagem dos irmãos também está associada aos médicos, por serem curandeiros. O culto a esses dois santos começou a partir dos séculos IV e V.

A igreja mais antiga do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu, Pernambuco, data de 1535. Recentemente, após dois anos interditada, a igreja passou por restaurações e está novamente aberta ao público.

O local foi reconhecido pelo Iphan como patrimônio histórico tombado desde 1951, quando foi inscrito nos Livros de Tombo Histórico e de Belas Artes.

No Ceará, Cosme e Damião são padroeiros do município de Pereiro, localizado no sudoeste do Estado.

Carlo Acutis: CONHEÇA a história do jovem Padroeiro da Internet