Dia do Sorvete: conheça a origem e as curiosidades da data
No dia 23 de setembro, o sorvete recebe a sua própria celebração nacional no início da primavera; saiba como a data foi criada e sua chegada no Brasil
A comemoração brasileira para o Dia do Sorvete acontece em 23 de setembro, marcando o início da primavera. A data pode ter sido estabelecida em 2002, mas acredita-se que os imperadores da dinastia Tang, na China Antiga, já conheciam um protótipo da sobremesa.
No Brasil, as 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos possuem faturamento acima de R$14 bilhões por ano. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), 92% são micro e pequenas empresas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em relação ao consumo regional, a região Sudeste pode ser considerada uma das principais apreciadoras do sorvete, com 52,2%. O segundo lugar fica para a região Nordeste e os seus 19%.
Saiba mais sobre a origem do dia do sorvete e as curiosidades sobre o consumo da receita a seguir.
Quem criou o Dia do Sorvete?
A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) foi a responsável pela criação do Dia do Sorvete, com a sua instituição oficial em 23 de setembro de 2002. O objetivo era expandir a visibilidade do produto, marcando o início das estações mais quentes do ano.
Em nota, o empresário Eduardo Weisberg, presidente da Abis, relata o estímulo ao consumo no mercado e a oferta de mais possibilidades de negócios aos empresários do setor como dois aspectos relevantes da data comemorativa.
“Atualmente o consumo médio per capita de sorvete no Brasil está na faixa de 5 litros/ano. O que ainda é pequeno se comparado a outros países”, completa.
Qual é a história do sorvete?
Muitas lendas sobre a história do sorvete seguem um caminho incerto, incluindo o interesse de Alexandre, o Grande em neve e gelo aromatizados com mel e néctar, a viagem de Marco Polo até a China e a introdução da sobremesa pela rainha Catarina de Médici na França.
Mas para a Aliança do Sorvete (ICA), parte da Associação Comercial do Reino Unido, a primeira evidência de uma receita similar está na China Antiga, durante a Dinastia Tang. Os ingredientes? Leite de búfala, vaca e cabra, que foram aquecidos e fermentados.
O protótipo do sorvete foi misturado com farinha para engrossar e cânfora (espécie de planta medicinal) para adicionar sabor, antes de ser refrigerado. No portal da ICA, indica-se uma equipe de 2.271 pessoas para o rei Tang de Shang, entre elas 94 homens do gelo.
Quem trouxe o sorvete para o Brasil?
A novidade gelada chegou ao Rio de Janeiro em 1834, acompanhando o navio norte-americano Madagascar, saído de Boston. Ao aportar, a embarcação tinha cerca de 200 toneladas de gelo em blocos, conservados para a produção de sorvete.
Como não existia uma tecnologia capaz de armazenar o gelo por tempo suficiente, evitando o seu derretimento, as sorveterias anunciavam o horário para tomá-lo, segundo informações do portal do Museu da Vida Fiocruz (Invivo/Fiocruz).
Sempre é clima para sorvete! CONHEÇA 7 sorveterias em Fortaleza
Qual é o melhor sorvete do Brasil?
O Brasil entrou na lista do TasteAtlas, um guia dedicado a catalogar aspectos das comidas globais, como parte dos “100 sorvetes mais icônicos do mundo”. O País foi representado pela Sorveteria Cairu, no Pará, e a Sorveteria da Ribeira, na Bahia.
Sorveteria Cairu - Belém (PA)
O destaque ficou para o uso de frutas nativas da Amazônia, enquanto o açaí foi escolhido como um dos sabores icônicos de sorvete. “Apreciado por seu sabor rico e distinto, que equilibra perfeitamente doçura e acidez”, explica a publicação.
Sorveteria da Ribeira - Salvador (BA)
Na capital da Bahia, em Salvador, a Sorveteria da Ribeira foi descrita como uma “parada popular tanto para moradores quanto para turistas”. O sabor mais icônico ficou para a tapioca.
“Feita com a autêntica farinha de tapioca e misturada com sorvete cremoso, resultando em uma deliciosa combinação de sabores e texturas”, diz o TasteAtlas.
Qual é o país que mais consome sorvete no mundo?
A Nova Zelândia recebe o posto de maior consumidor de sorvete no mundo, com cerca de 28 litros por pessoa em 2018. O país da Oceania possui uma população estimada em mais de 5 milhões pelo Banco Mundial.
Em segundo lugar, os Estados Unidos consomem 21 litros, com 331,9 milhões de pessoas. A Austrália, em terceiro, alcançou 18 litros per capita.
Os dados relativos ao consumo de sorvete foram reproduzidos a partir de tabela compartilhada pelo portal da University of Guelph, no Canadá.
Sorvete mais caro do mundo custa R$ 31 mil, é feito com ouro e 2 tipos de queijos; VEJA
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente