Lives de NPC: saiba o que é a nova trend bizarra do TikTok
PinkyDoll, no TikTok, foi a pioneira da nova tendência da Live de NPC que gera milhares de dólares
15:51 | Set. 14, 2023
Live de NPC é a nova onda do TikTok que está movimentando milhares de dólares. Entre as tendências que se renovam a cada piscar de olhos, uma das últimas trends tem o claro objetivo de ser rídiculo para entreter a audiência.
A sigla NPC vem do mundo gamer e significa Non Playable Character (personagem não jogável, em tradução livre), quando personagens secundários da narrativa de um jogo não possuem junções jogáveis. Ou seja, aqueles personagens que agem de acordo com o fluxo do próprio game.
Nas lives de NPC, os internautas que estão na frente da câmera precisam reagem aos presentes virtuais mandados por seguidores com algumas falas, movimentos e gestos limitados.
Geralmente, fazem uso da repetição de trejeitos, como personagens são programados os personagens não jogáveis de games. Os presentes são convertidos em dinheiro pela plataforma após as transmissões.
Lives de NPC: por que rende tanto dinheiro?
O que chama tanta atenção do público sobre tal prática é a quantidade de dinheiro faturada pelos influencers que entraram na trend. Segundo o jornal The New York Times, alguns usuários já embolsaram cerca de R$ 30 mil e R$ 50 mil embarcando na nova bizarrice.
A pioneira da nova tendência foi a TikToker PinkyDoll que reage aos sorvetes e pirulitos virtuais que recebe de seus seguidores.
No Brasil, alguns já aderiram à nova moda devido ao rápido retorno financeiro. Felpa, Karen Arara, Prizza e Júnior Caldeirão são alguns dos nomes que viraram referências na produção das lives.
Felpa chegou, inclusive, a acumular mais de 13 milhões de acessos simultâneos em uma das transmissões e já declarou que seguirá com o conteúdo. Em um dos episódios, o TikToker contou que havia ganhado mais de US$ 200 (aproximadamente R$ 1 mil) em apenas 10 minutos.
Lives de NPC: confira vídeo de TikToker em Live de NPC
Lives de NPC: como surgiu a nova trend?
Conhecida como PinkyDoll no TikTok, Fedha Sinon disse ao The New York Times que “estava apenas sendo fofa" quando fez sua primeira Live de NPC. A influencer teria, então, começado a consumir jogos como 'Grand Theft Auto' para incrementar os personagens que criou para os vídeos.
"Eu lembro de alguém me dizer: 'Meu Deus, você se parece com um NPC'. E, assim, eles começaram a me enviar, tipo, muito dinheiro", continuou ela sobre como começou a faturar na rede social. Após isso, Fendha conta que começou a agir igual a esses personagens, apesar de ainda não saber exatamente do que eles se tratam.
Atualmente, a criadora de conteúdo afirma que, incluindo TikTok, Instagram e OnlyFans, ela garante mais de 7 mil dólares por dia. No início do sucesso, ela se viu rapidamente com mais de 400 mil seguidores após a primeira Live de NPC.
"Não me importo com o que as pessoas dizem de mim. Se eles quiserem pensar que sou isso ou aquilo, está tudo bem. No fim do dia, eu estou ganhando", completou ela ao fim da entrevista para o jornal norte-americano.