Ovni: Departamento dos EUA lança site para reunir casos; confira

O portal foi apresentado pelo Departamento de Defesa do país e ainda está sob manutenção, mas busca compreender fenômenos não identificados

23:36 | Set. 05, 2023

Por: Penélope Menezes
Departamento dos Estados Unidos anuncia site com casos sobre anomalias não-identificadas (foto: Reprodução/AARO)

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos lançou na última quinta-feira de agosto, 31, um site para o Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO). A decisão objetiva compartilhar informações de casos sobre objetos voadores não-identificados (Ovnis).

Em nota, o departamento governamental indica o fornecimento de informações no portal criado, “incluindo fotos e vídeos, sobre casos resolvidos de Ovnis à medida que forem desclassificados e aprovados para divulgação pública”.

Entre os recursos disponíveis, o acesso ao AARO também apresentará relatórios oficiais, transcrições, comunicados de imprensa e uma seção de perguntas frequentes. “O departamento está comprometido com a transparência com o povo americano”, explica comunicado.

A página utiliza o termo “Fenômenos Anômalos Não-Identificados” (UAP, na sigla em inglês) para se referir aos objetos que não são facilmente identificáveis ou compreendidos por sensores.

Recifense engenheira da Nasa dá palestra sobre rede de espaço profundo na UFC; CONFIRA

Ovni: página já possui vídeos oficiais de casos

O site, operado pelo AARO, já inclui oito vídeos oficiais na aba “casos”, ao final da página. Em uma das gravações, o público pode conferir o encontro de uma tripulação de jato F/A-18 da Marinha dos EUA com um fenômeno anômalo inexplicável (UAP).

De acordo com o portal USA Today, a decisão de criar o site surgiu depois que o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional identificou 144 encontros militares com OVNIs desde 2004 em uma avaliação preliminar divulgada em junho de 2021.

Você pode acessar o novo site da AARO no link a seguir: https://www.aaro.mil/. A página permanece em construção.

Calendário astronômico: todos os eventos celestes até fim de 2023; VEJA