Por que 29 de agosto é dia da visibilidade lésbica? Saiba a origem da data
O mês de agosto é uma marca importante para as mulheres lésbicas. No Brasil, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado em 29 de agosto. Saiba como surgiu a dataNo Brasil, 29 de agosto marca o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi escolhida em homenagem ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), que aconteceu em 1996.
O principal objetivo é o combate à lesbofobia, além de propor discussões e reflexões importantes para a busca por direitos e dignidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Seminário Nacional de Lésbicas (Senale) foi organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (Colerj), grupo que existia na época, e usou o tema de “Visibilidade, Saúde e Organização” para falar sobre sexualidade, prevenção de ISTs e HIV/Aids.
Até 2014, foram realizados sete encontros. Apesar de ter iniciado no Rio de Janeiro, também foram realizados seminários em Salvador (BA), Betim (MG), Aquiraz (CE), São Paulo(SP), Recife (PE), Porto Velho (RO) e Porto Alegre(RS).
Dia da Visibilidade Lésbica: Pesquisa violências cotidianas
A primeira parte do "LesboCenso Nacional: Mapeamento de Vivências Lésbicas no Brasil", realizado em 2022, revela que assédio moral e assédio sexual estão entre as formas mais recorrentes entre as violências sofridas por mulheres lésbicas.
O estudo, realizado pela Liga Brasileira de Lésbicas e pela Associação Lésbica Feminista de Brasília, indica que 78% das entrevistadas já sofreu algum tipo de lesbofobia e tem conhecidas que já sofreram algum tipo de violência por serem lésbicas.
A violência sexual também foi um tópico importante da pesquisa: 24,76% das mulheres lésbicas disseram que já foram estupradas e, ainda, afirmaram que pessoas conhecidas cometeram 75,13% desses crimes.
Dia da visibilidade lésbica ou Dia do Orgulho Lésbico
Por serem comemorados no mesmo mês, as duas datas podem causar a impressão de que são sinônimas, mas os motivos pelos quais cada uma surgiu têm suas diferenças. No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, exclusivamente no Brasil.
Já o Dia do Orgulho Lésbico é comemorado dez dias antes, em 19 de agosto, e faz menção ao protesto ocorrido no Ferro's Bar, na década de 1980. Esse bar em São Paulo era ponto de encontro de membros da comunidade LGBTQIAP+ e de ativistas, que eram perseguidos pelo governo na época.
Mostrando que nem todos eram tratados da mesma forma dentro do movimento, as lésbicas que frequentavam o bar foram impedidas de distribuir publicações sobre as suas realidades e muitas foram expulsas do estabelecimento.
Então, um grupo de ativistas lésbicas, lideradas pela filósofa Rosely Roth, se reuniu para protestar contra a exclusão no bar. A manifestação ocorreu em 19 de agosto de 1983.
O momento ficou conhecido como "Stonewall brasileiro", referência ao 28 de junho de 1969, marcado pela perseguição policial e repressão aos LGBTQIAP+ em Nova York, no bar Stonewall Inn.