Poema faz 1ª mulher negra a pilotar no espaço; entenda

Sian Proctor realizou um sonho em 2021 ao ser uma das escolhidas para pilotar uma nave espacial; ela se tornou a 1ª mulher negra a realizar o feito

A professora de geociência Sian Proctor realizou um sonho de infância ao pilotar uma espaçonave no ano de 2021, com 51 anos de idade. A viagem aconteceu por causa de um poema escrito por ela, vencedor de um concurso que levaria o vencedor para a missão espacial.

Proctor foi uma das civis escolhidas para a missão privada, chamada Inspiration 4, que virou série documental na Netflix e pertence à empresa Space X, de Elon Musk.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A geocientista, pilota de avião e artista entrou para a história e se tornou a primeira mulher negra a pilotar uma espaçonave e a quarta a conhecer o espaço.

Empresa lança pacote de R$ 668 mil para jantar em balão na órbita da Terra; CONFIRA 

Primeira mulher negra a pilotar uma aeronave: trajetória de Sian Proctor

A aptidão de Sian Proctor pelo espaço veio de família, pois o seu pai participou dos preparativos do Apollo 11, voo espacial tripulado que levou o homem à Lua em 1969.

A docente nasceu em Guam, na ilha da Micronésia, em uma estação de rastreamento da Nasa em que seu pai trabalhava. Desde de pequena, ela teve muitas influências da vida espacial e sempre desejou ser astronauta.

Lua: foguete da Índia pode ser o 1° a pousar em área inexplorada; ENTENDA

A Inspiration 4 não foi a primeira tentativa de Proctor para conhecer o espaço. Em 2009, ela foi uma das 50 finalistas no programa de astronautas da Nasa, mas não chegou a última fase.

No entanto, ela foi considerada uma astronauta analógica, ou seja, uma pessoa que desempenha funções em condições espaciais simuladas, e ela participou de várias outras missões desse cunho.

Poema foi responsável pela professora pilotar no espaço

Em 2021, a astronauta viu a sua chance de conhecer a órbita terrestre ressurgir, quando soube de um concurso cultural no Twitter, promovido pelo Shift4Shop, uma plataforma de e-commerce. Quem ganhasse, viajaria para o espaço e integraria o “Inspiration 4”.

Professora de geologia, Sian Proctor também é artista, e sempre gostou de pintar, ilustrar e escrever. E foi com as suas habilidades artísticas que ela conquistou o seu assento rumo ao tão desejado sonho.

No vídeo abaixo, está o poema que foi o ingresso de Sian Proctor para pilotar uma espaçonave e fazer história.

Assista ao vídeo de Sian Proctor recitando seu poema.

Primeira mulher negra a pilotar uma aeronave: importância histórica

Sian Proctor realizou um marco histórico ao ser a primeira mulher negra a pilotar uma espaçonave, abrindo portas para uma nova geração.

"Três astronautas negras chegaram ao espaço, e saber que serei a quarta significa que terei a oportunidade não apenas de realizar meu sonho, mas também de inspirar a próxima geração de mulheres e meninas negras. Realmente levá-las a pensar em alcançar as estrelas e o que isso significa", disse Sian Proctor, em coletiva de imprensa um dia antes de ir para o espaço.

Lixo espacial? Austrália investiga objeto cilíndrico gigante que apareceu em praia remota; CONFIRA 

Inspiration 4: minissérie na Netflix

A primeira missão espacial do mundo só com civis foi documentada pela plataforma Netflix. Os quatro tripulantes, Jared Isaacman, Sian Proctor, Chris Sembroski e Hayley Arceneaux, vivenciaram uma experiência renovadora ao redor do planeta Terra por cerca de três dias.

Dividido em cinco episódios, o longa acompanha desde os preparativos para o evento até a jornada principal dos tripulantes.

Space Week Nordeste traz profissionais da Nasa, AEB e Inpe para palestras em Fortaleza; VEJA 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

espaco poema inspiration mulher negra espaconave 

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar