Nostalgia anos 2000: as músicas que fizeram sucesso no início do milênio
Qual música você mais escutava durante os anos 2000? Confira a playlist nostálgica com os hits de sucesso da épocaSeja pela vivência da infância, seja pela juventude, os anos 2000 escreveram no imaginário popular o desejo de felicidade da virada do milênio. E, se tem algo que marca a vida de alguém, é a musicalidade das canções preferidas que perpassam diferentes memórias.
A febre emo dos anos 2000, o sucesso das boy bands ao longo das décadas ou ídolos que podem variar de Felipe Dylon até Beyoncé. A década tem figuras que certamente já fizeram presença nos fones de ouvido, pôsteres de parede, CDs gravados e aparelhos de MP3, dependendo da idade dos fãs.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nostalgia anos 2000: de NX Zero a RBD, bandas que fizeram sucesso estão voltando
As tendências não existem num vácuo, é sempre uma tradução estética do espírito da época, das ideias e dos acontecimentos do momento. Desta vez, é a hora dos anos 2000 ficarem em alta nos produtos culturais; a década voltou com tanta força que até mesmo ganhou uma “trend”.
“Y2K” é a sigla atual para “anos 2000” em inglês, o que inscreve pela internet o passar cíclico da nostalgia e o que ela reverbera nos ideais de quem se inspira na tendência. Nas redes sociais, especialmente no TikTok, é onde a Geração Z reinventa a saudade de décadas passadas enquanto revivem as músicas antigas.
É nessa pegada de relembrar histórias contadas que O POVO separou as músicas de sucesso mais icônicas dos anos 2000. Nesta matéria, você ainda pode nos ajudar a elencar a melhor música que celebra a “nostalgia Y2K”.
Relembre as músicas de sucesso dos anos 2000
A digitalização da música nos anos 2000 trouxe mudanças no que tange ao processo de produção, distribuição e consumo. Quem não se lembra de assistir aos clipes que passavam na MTV numa tarde de calor intenso ou de passar horas em sites questionáveis à procura do melhor download em MP3? Confira as músicas mais tocadas nas paradas de sucesso da época:
- Mr. Brightside - The Killers
- Nelly Furtado - Promiscuous
- All the things she said - t.A.T.u.
- In da Club - 50Cent
- Na Sua Estante - Pitty
- I'm not Okay - My Chemical Romance
- I Gotta a Feeling - Black Eyed Peas
- HEY YAH - outkast
- Tô nem Aí - Luca
- The pussycat dolls - dont cha
- Welcome to my life - Simple plan
- Um minuto para o fim do mundo - CPM 22
- Lonely - Akon
- Ela só pensa em beijar - MC Leozinho
- Razões e emoções - NX Zero
- Bring Me To Life - Evanescence
- Don't Stop The Music - Rihanna
- Ragatanga (Asereje) - Rouge
Escolha as três melhores músicas que representam a nostalgia dos anos 2000
A Geração Z e a “nostalgia Y2K”
Pode até parecer estranho, por estarmos na era dos smartphones e aplicativos, mas houve uma época em que o acesso aos artistas não era tão rápido e prático como nos dias de hoje.
O Spotify, referência no ramo de streaming, foi uma das melhores soluções para o problema, fornecendo um catálogo gigantesco na palma da mão dos usuários enquanto elimina a distância entre criadores e público.
O Culture Next, um projeto do Spotify que produz um relatório global das tendências anuais, revela como a Geração Z está moldando não somente a indústria musical, como a expansão de produtos culturais inseridos em tendências ditadas pela digitalização nativa, tão comum à essa geração.
É dessa maneira, portanto, que a GenZ está reinventando a nostalgia, visto que olham para a cultura pop de outros tempos com uma visão atual e buscam a inspiração para criar algo novo e próprio. 69% da Geração Z no Brasil afirmou que gosta de ouvir e ver conteúdo de décadas passadas porque isso lembra um tempo em que as coisas eram mais simples.
A nostalgia oferece um sentimento de conforto em meio à incerteza. Enquanto os Millennials sentem nostalgia pelas épocas passadas que eles viveram, os GenZers escolhem praticamente qualquer era que permita fugir da realidade atual.
Nostalgia anos 2000: produtos que fizeram sucesso e saíram de linha
69% dos ouvintes da Geração Z no Brasil acreditam que os hábitos de streaming refletem quem eles são. E 81% afirmaram ter aprendido algo pessoal ao examinar o próprio hábito de streaming. Mais do que qualquer outro meio, o áudio oferece à Geração Z a chance de elaborar as histórias que ela conta sobre si mesma.