Dia da Cerveja: conheça mais sobre a bebida favorita dos brasileiros
Seja servida no copo ou direto na lata, o brasileiro tem um caso de amor com a cerveja. Entenda como surgiu o Dia Internacional da Cerveja e como é feita a bebidaA cerveja é a bebida preferida dos brasileiros, que bebem no copo ou direto na lata. Nesta sexta-feira, 4/8, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, motivo para reunir-se com os amigos para saborear a “gelada”.
Essa data é comemorada na primeira sexta-feira de agosto desde 2007. O dia é lembrado em mais de 200 cidades e 50 países pelo mundo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dia da Cerveja: Como surgiu a data
O Dia da Cerveja surgiu em 2007, criado por quatro amigos na Califórnia, Estados Unidos. No início, a data era celebrada no dia 5 de agosto, mas, a partir de 2012, é comemorada na primeira sexta-feira do mês.
O surgimento da data teve vários motivos, dentre eles: reunir-se com parceiros para saborear a bebida, celebrar os responsáveis por fabricá-la e servi-la e exaltar os inúmeros tipos da bebida no mundo.
Os idealizadores também sugerem presentear alguém com uma cerveja, além de provar rótulos diferentes dos usuais.
Dia da Cerveja: Lugares para experimentar cerveja artesanal em Fortaleza
Além de apreciar diferentes sabores, experimentar uma bebida produzida no Ceará ajuda a fortalecer a economia regional. Em Fortaleza, alguns lugares abrigam essa variedade e qualidade de cervejas artesanais.
Dia da Cerveja: Como é feita a bebida
São necessários quatro elementos fundamentais para se produzir cerveja: água, cereais, lúpulo e fermento. Diversos cereais como cevada, milho, arroz e trigo podem ser utilizados no processo. Confira as etapas da produção da cerveja:
Etapas de fabricação da cerveja: sala de fabricação
É onde as matérias-primas (malte e adjuntos) são misturadas em água e dissolvidas, para se obter uma mistura líquida açucarada chamada mosto, que é a base para a futura cerveja.
Etapas de fabricação da cerveja: fermentação
Nesta etapa, o mosto é resfriado, recebe fermento e é acondicionado em grandes tanques, chamados de fermentadores. O fermento transforma o açúcar do mosto em álcool e gás carbônico, obtendo, assim, a energia necessária à sua sobrevivência.
Durante esse processo, a temperatura deve ser mantida entre 10ºC e 13ºC para produzir o sabor adequado da bebida.
Etapas de fabricação da cerveja: maturação
A cerveja é resfriada a zero grau e a maior parte do fermento é separado por decantação. Assim, inicia-se o processo de maturação, para aprimorar o sabor da cerveja. Substâncias indesejadas oriundas da fermentação são eliminadas e o açúcar residual presente é consumido pelas células de fermento remanescentes.
O processo pode levar de 6 a 30 dias, dependendo da cervejaria.
Etapas de fabricação da cerveja: filtração
Após maturada, a cerveja passa por uma filtração, que tem o objetivo de eliminar partículas em suspensão, como as células de fermento. Ao final, a bebida fica transparente e brilhante.
Dia da Cerveja: Lugares no Brasil famosos pela cerveja
Em 2020, pela primeira vez, todos os estados brasileiros registraram possuir ao menos uma cervejaria, segundo o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). E algumas cidades do país são conhecidas pela produção de cerveja.
A região de Blumenau, em Santa Catarina, integra um conjunto de 10 municípios repletos de atrações alusivas à bebida, como Brusque e Pomerode. Em 2016, o governo catarinense sancionou uma lei que instituiu a Rota Turística e Cultural Cervejeira do estado.
Outro destaque é a Região Serrana do Rio de Janeiro, que também conta com um circuito que dispõe de variadas cervejarias, abrangendo Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, entre outras. O roteiro inclui pequenos e grandes produtores, além de bares que produzem e servem marcas próprias.
Em Minas Gerais, cidades como Belo Horizonte, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Monte Verde e Santana dos Montes colecionam diversas premiações de rótulos de cervejas e despertam o interesse dos consumidores.
No estado de São Paulo, Ribeirão Preto é berço ainda do surgimento de novas marcas artesanais, que cativam apreciadores desde os anos 1990. Campos do Jordão é outro destino onde proliferaram cervejarias do tipo e permite conhecer mais da cultura alusiva à bebida.