Inteligência Artificial cria a "pessoa mais estereotipada" de 30 países; veja imagens
As imagens foram criadas pela plataforma Midjourney, com informações do Chat GPT, e renderam críticas no Twitter sobre a diversidade das pessoas. Veja as imagensO editor de livros Rodolfo Medeiros tem um perfil no Twitter onde posta as tendências com imagens geradas a partir de inteligência artificial. Essa semana, Medeiros postou um fio com imagens geradas pela plataforma de inteligência artificial (IA) Midjourney que retratavam a “pessoa mais estereotipada” de 30 países.
Segundo Rodolfo, ele pediu a descrição das pessoas para o Chat GPT e, em seguida, pediu para a Midjouney criar as imagens. A plataforma utilizou traços físicos, vestimentas, acessórios e cenários para identificar as nações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Logo após a postagem, surgiram comentários reclamando da falta de diversidade nas imagens. “Traços europeus são privilegiados mesmo quando retratando populações não-europeias”, disse um internauta. “México, Espanha e Brasil. Ela só mudou o cabelo”, comentou outro usuário.
Rodolfo comentou as reclamações e deu razão para os questionadores: “Tem gente achando que as imagens ficaram com um rosto ‘meio padrão’ para todas as imagens, e vocês estão absolutamente certos”.
Confira algumas das imagens das “pessoas mais estereotipadas” criadas pela Inteligência Artificial:
Pedi para a IA representar a pessoa mais estereotípica de 30 países diferentes:
— Medeiros (@rdfmedeiros) July 16, 2023
1. Brasil pic.twitter.com/QvxsaBf4ZB
IA cria a “pessoa mais estereotipada” de 30 países: Comentários preconceituosos em algumas imagens
A imagem que retrata uma pessoa estereotipada dos Estados Unidos mostra um homem gordo e vários comentários diziam ser engraçado. Um deles comentou: “vi o americano e por uma fração de segundo fiquei preocupada com a saúde do rapaz…”.
Os Estados Unidos foram o único país que não foi retratado com uma pessoa magra.