Titanic: conheça Alvin, o 1º submersível tripulado a visitar navio

Construído nos anos 60, Alvin já fez mais de cinco mil viagens e foi o primeiro a levar tripulantes para ver os destroços de Titanic; confira mais informações

O submersível Alvin foi construído em 1960 e tem uma trajetória de peso. Com mais de cinco mil viagens no currículo, ele foi o primeiro veículo a levar um grupo de tripulantes para ver os destroços do Titanic, além de ter resgatado uma ogiva nuclear no fundo do oceano.

Alvin tem sido comparado ao submersível Titan, veículo que também fazia viagens para ver o navio naufragado, mas que implodiu no mês passado, matando as cinco pessoas que estavam dentro da embarcação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Por que Titan implodiu? Erros no design do submarino podem explicar; ENTENDA 

Projetado em 1964, o transporte chama atenção pela sua segurança, mesmo estando ativo a quase 60 anos. Segundo a CNN, a embarcação atende a rigorosos códigos de segurança e tem capacidade de fazer viagens a grandes profundidades, de até 6,5 mil quilômetros. Ele também foi projetado para levar três pessoas.

Alvin: primeiro veículo a ir para o Titanic

Além de ser um dos submersíveis mais antigos do mundo, Alvin se destaca por ter sido o primeiro veículo a fazer uma viagem até os destroços do famoso Titanic. A expedição aconteceu no ano de 1986 e foi liderada pelo oceanógrafo Robert Ballard.

Alvin: confiável e importante para a ciência

A ecologista da Universidade de San Diego, Lisa Levin, disse em entrevista ao Insider que já teve experiências com mergulho no oceano e compartilhou que o Alvin é um dos submersíveis mais seguros.

Diretor de Titanic nega que fará filme sobre submarino que implodiu: "boato ofensivo"; CONFIRA 

Além disso, a embarcação já contribuiu bastante com a ciência por meio de avanços em pesquisas e descobertas importantes, como a presença de vida selvagem nas fontes de águas quentes das Ilhas Galápagos.

“Provavelmente contribuiu mais para a ciência do mar profundo do que qualquer outro submarino por aí”, alega Levin sobre o submersível.

Uma das missões mais significativas e perigosas que Alvin já realizou foi o resgate nas profundezas do Mar Mediterrâneo de uma Bomba H, a temível ogiva de hidrogênio, em 1966, mas o veículo conseguiu cumprir a missão com êxito.

Animação 3D exibe detalhes sobre como o submarino Titan implodiu, VEJA 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

titan submarino titan alvin submersivel titanic

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar