De fast-food a caviar: conheça alimentos banidos em alguns países do mundo

Seja por razões políticas, sanitárias. ambientais ou culturais, alguns alimentos comuns na maior parte do mundo são proibidos em outros. Veja quais são esses alimentos

06:00 | Jul. 18, 2023

Por: Mariana Fernandes
Curso Pensar Comida: Mudanças na Mesa dos Brasileiros, do Senac Ceará, ocorre ao vivo e remotamente de 15 a 25/06 (foto: Getty Images)

Alguns alimentos comuns na maior parte do mundo são proibidos em diversos países por medidas sanitárias e ambientais, aspectos culturais e até por medidas protecionistas de alguns Estados europeus.

Sendo assim, conhecer esses alimentos pode poupar turistas de situações incômodas nesses países. Veja alguns dos alimentos banidos ao redor do mundo:

Big Mac

O famoso sanduíche da rede de fast-food Mcdonald's é proibido na Índia por ser produzido com carne bovina. Na índia, a vaca é considerada animal sagrado para a maioria da população, que é praticante do hinduísmo.

Para se adequar ao país, a rede de fast-food criou o Maharaja Mac, que é semelhante ao Big Mac, porém feito com hambúrgueres de frango.

M&M’s

Na Suécia, a fabricante de doces Mondelez já estava vendendo amendoins cobertos de chocolates sob a marca Marabou. A embalagem continha um único “M” que seria parecido demais com o M&M e poderia confundir os clientes.

Então, em 2016, um tribunal sueco decidiu contra a empresa Mars em uma disputa de registro de marca com a Mondelez.

Peixe Fugu

O peixe Fugu, conhecido no Brasil como baiacu, é um alimento perigoso para se preparar e comer. Para não expelir toxinas, o animal fica vivo até a hora do preparo. A produção é tão delicada que os chefes treinam anos e precisam ter uma licença especial para prepará-lo no Japão, onde ele é considerado uma iguaria.

Assim, o consumo do alimento é proibido em muitos países fora da Ásia, incluindo toda a União Europeia.

Ortolan

Ortolan é um passarinho de origem francesa que, no passado, era uma iguaria da nobreza. Hoje em dia, a França proíbe expressamente a caça, a venda e o consumo de ortolan, que também é ilegal nos outros países europeus.

Ele entrou em risco de extinção após décadas de caça desenfreada para consumo humano. 

Foie Gras

Essa comida é feita com fígado de ganso ou pato e os animais são alimentados à força até seu fígado atingir o tamanho máximo. As críticas de crueldade animal fizeram o prato ser proibido em cidades americanas como San Diego e Chicago e países como Austrália, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Finlândia e Alemanha.

No Brasil, um projeto de lei de 2020 tramita para proibir a produção e o consumo de foie gras.

Absinto

O absinto é uma bebida alcoólica que é feita a partir de anis, losna e outras ervas. O teor alcoólico pode chegar a 80% e há relatos de que causa alucinações se for consumido em excesso.

Ele é proibido em diversos países, incluindo Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, a bebida é permitida, desde que não ultrapasse 54% de teor alcoólico.

Caviar de Beluga

O caviar de beluga é proibido nos Estados Unidos desde 2005, quando o US Fish and Wildlife Service (unidade do Departamento do Interior dos EUA dedicada à preservação da vida selvagem) baniu a importação deste caviar.

A proibição ocorreu depois que o esturjão-beluga passou a ser uma espécie ameaçada de extinção.