O que cachorro não pode comer? Conheça alimentos proibidos
O cachorro é um dos principais animais de estimação do mundo, mas você sabe quais são os alimentos que fazem mal ao animal? Confira alguns alimentosUma alimentação saudável é essencial para a vitalidade de um animal assim como é para os humanos. Segundo a médica veterinária Marina Alencar, o manejo correto da comida para os pets ajuda na prevenção de doenças, no fortalecimento do sistema imunológico, na qualidade de vida e no bem estar do animal.
Porém, a profissional destaca, alguns alimentos não podem ser dados para os cachorros. Confira algumas comidas que podem acarretar doenças e afetar a saúde do animal se oferecidos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Alimentos proibidos para cachorros
A veterinária Marina Alencar destaca os principais alimentos que os tutores não devem oferecer para cachorros:
> Chocolate
O primeiro alimento citado pela a profissional é o chocolate. O doce apresenta excesso de calorias e açúcar, que é tóxico para o animal.
O chocolate também tem uma substância chamada teobromina, que pode causar diarreia, convulsões, taquicardia e desidratação no cachorro.
> Alimentos temperados com cebola e alho
Alimentos que levam os temperos naturais de cebola e alho fazem muito mal aos cachorros, pois estes legumes podem causar anemia, apresentando sintomas como falta de apetite, mal-estar e fraqueza, além de intoxicação alimentar. Isso ocorre devido às substâncias que são tóxicas para os cães presentes na cebola e no alho.
> Leite e derivados
Outro item em que os tutores devem ter atenção são com alimentos que tenham leite ou seja derivado. É observado que cachorros adultos não possuem a enzima da lactase, responsável por "quebrar" a lactose dentro do corpo; diante disso, o cão pode ter diarréia.
> Frutas
Algumas frutas não devem ser oferecidas para os cães, como uva, laranja, abacate e abacaxi.
A uva e a uva-passa fazem mal aos cachorros, mesmo se oferecidas em pouca quantidade. Ainda não sabe ao certo a razão disso, porém a fruta pode provocar reações graves e insuficiência renal aguda.
Outra fruta que pode ser destacada é o abacate. Ela é considerada uma das mais tóxicas e nocivas para os cachorros. Isso se deve à substância persina, que pode causar problemas cardiovasculares, inchaço generalizado e complicações gastrointestinais.
Febre maculosa em cachorro e gato: 8 dicas para evitar doença do carrapato; CONFIRA