Quem são os 10 homens mais ricos do mundo em 2023? Ranking
Confira as dez personalidades internacionais que chegaram até a lista de bilionários da Forbes em 2023
19:51 | Mai. 30, 2023
A Lista de Bilionários da Forbes foi criada pela revista em 1987 para compilar anualmente um ranking das pessoas mais ricas do mundo. O resultado estima o patrimônio líquido em dólar (EUA), excluindo personalidades cuja riqueza seja obtida por sua posição de poder.
O primeiro a receber o status de homem mais rico do mundo foi o empresário japonês Yoshiaki Tsutsumi, mas foi o cofundador da Microsoft, Bill Gates, que se manteve nas primeiras posições da lista por cerca de 17 anos.
Confira o ranking atualizado da Forbes para os homens mais ricos do mundo em 2023 e o seu patrimônio líquido estimado em dólares.
Qual o ranking dos homens mais ricos do mundo em 2023?
As personalidades mais ricas do mundo em 2023 foram elencadas a seguir, considerando a 37ª lista da Forbes.
- Bernard Arnault (e família)
- Elon Musk
- Jeff Bezos
- Larry Ellison
- Warren Buffett
- Bill Gates
- Michael Bloomberg
- Carlos Slim Helú (e família)
- Mukesh Ambani
- Steve Ballmer
Para conhecer a lista completa, acesse o ranking em https://www.forbes.com/billionaires/.
Conheça quem são os 10 homens mais ricos do mundo
Saiba quem são as figuras que conquistaram as primeiras posições, seus investimentos e países de origem.
1. Bernard Arnault (e família)
O primeiro francês a alcançar a principal posição na lista, Bernard Arnault é presidente e diretor-executivo do grupo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy), especializado em artigos de luxo.
A LVMH de Arnault é responsável pela reunião de grifes como Louis Vuitton, Dior, Sephora e Givenchy, além das bebidas Chandon e Dom Pérignon.
- Patrimônio líquido: 211 bilhões de dólares
2. Elon Musk
O empresário de origem sul-africana é fundador de seis companhias, entre elas SpaceX, Tesla, Neuralink e The Boring Company. Em sua mais nova negociação, Elon Musk adquiriu a rede social Twitter por 44 bilhões de dólares.
- Patrimônio líquido: 180 bilhões de dólares
3. Jeff Bezos
O empresário estadunidense Jeff Bezos é conhecido por sua posição como presidente e fundador da multinacional Amazon. Segundo a Forbes, ele também é dono do jornal The Washington Post e da Blue Origin, uma empresa aeroespacial que desenvolve foguetes.
A sua primeira inclusão na Lista de Bilionários da revista foi em 1999, quando Bezos registrou um patrimônio de 10,1 bilhões de dólares e ficou em 19º lugar no ranking mundial.
- Patrimônio líquido: 114 bilhões de dólares
4. Larry Ellison
O bilionário de 78 anos, natural dos Estados Unidos, é presidente, diretor de tecnologia e co-fundador da gigante de software Oracle, da qual possui cerca de 35%, segundo as informações compartilhadas pela Forbes.
- Patrimônio líquido: 107 bilhões de dólares
5. Warren Buffett
O “Oráculo de Omaha” – como ficou conhecido a partir da junção de sua cidade natal, Omaha, e a habilidade de previsão de investimentos lucrativos – é presidente do conselho e diretor executivo da companhia Berkshire Hathaway.
Warren Buffett já ocupou o primeiro lugar na Lista de Bilionários da Forbes em 2008. O ano marcou a chegada de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, no ranking, alcançando a 785ª posição aos 23 anos de idade.
- Patrimônio líquido: 106 bilhões de dólares
6. Bill Gates
O magnata é co-fundador da empresa de software Microsoft e atualmente ocupa a posição de co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, ao lado de sua ex-mulher. A instituição filantrópica busca construir parcerias para melhorar áreas que vão da educação à saúde.
- Patrimônio líquido: 104 bilhões de dólares
7. Michael Bloomberg
O bilionário é fundador da Bloomberg L.P., empresa de dados para o mercado financeiro e agência de notícias. Ele foi prefeito da cidade de Nova York por 12 anos nas eleições de 2001, 2005 e 2009.
- Patrimônio líquido: 94,5 bilhões de dólares
8. Carlos Slim Helú (e família)
O homem mais rico do México, Carlos Slim Helú, é conhecido por “Midas” em seu país de origem. O apelido é uma referência ao rei da mitologia grega, capaz de transformar tudo o que toca em ouro.
Ao lado de sua família, o mexicano controla a maior empresa de telecomunicações móveis da América Latina, América Móvil. A empresa controla a operadora Claro no Brasil, além da Net e da Embratel.
- Patrimônio líquido: 93 bilhões de dólares
9. Mukesh Ambani
O empresário indiano é fundador e presidente da Reliance Industries, responsável por operações que abrangem desde a exploração e produção de petróleo e gás até a fabricação de derivados de petróleo e de produtos e intermediários de poliéster.
A descrição, feita pelo portal da companhia, ainda adiciona plásticos, intermediários de polímeros, produtos químicos, têxteis e tecidos sintéticos como parte de sua exploração para a linha de produtos.
- Patrimônio líquido: 83,4 bilhões de dólares
10. Steve Ballmer
O ex-presidente executivo da Microsoft, Steve Ballmer, liderou a empresa de 2000 a 2014. No mesmo ano de sua aposentadoria, como indica a Forbes, Ballmer comprou o time de basquete Los Angeles Clippers, da NBA, por 2 bilhões de dólares.
- Patrimônio líquido: 80,7 bilhões de dólares
Quem são os homens mais ricos no Brasil?
No ranking da Forbes, a primeira representante do Brasil é uma mulher, Vicky Safra. A bilionária, viúva do fundador do Banco Safra, aparece na 100ª posição, com 16,7 bilhões de dólares, ultrapassando outros empresários brasileiros.
Além de Vicky, confira a lista com os homens mais ricos do Brasil:
- 108º lugar: Jorge Paulo Lemann (e família) - 15,8 bilhões de dólares
- 165º lugar: Marcel Herrmann Telles - 10,6 bilhões de dólares
- 171º lugar: Eduardo Saverin - 10,2 bilhões de dólares
- 232º lugar: Carlos Alberto Sicupira (e família) - 8,6 bilhões de dólares
- 511º lugar: Alexandre Behring - 5,2 bilhões de dólares
- 580º lugar: André Esteves - 4,7 bilhões de dólares
- 679º lugar: João Moreira Salles - 4,1 bilhões de dólares
Dúvidas frequentes
Descubra a resposta para as dúvidas frequentes sobre o ranking de homens mais ricos realizado pela Forbes.
Quem é o homem mais rico do mundo em 2023?
O homem mais rico do mundo, segundo o ranking atualizado pela Forbes para 2023, é o empresário francês Bernard Arnault, presidente e diretor-executivo do grupo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy).
Quantos bilionários existem no mundo?
O número de bilionários diminuiu entre os anos de 2022 e 2023, de 2.668 para 2.640 pessoas. As informações da revista Forbes destacam que a junção do patrimônio de todos os bilionários equivale a 12,2 trilhões de dólares.
Quem são os bilionários que perderam sua fortuna?
Confira a seguir três bilionários — entre eles um brasileiro — que perderam toda a sua fortuna.
- Elizabeth Holmes
A CEO da empresa de saúde e tecnologia Theranos foi considerada pela Forbes em 2015 como “a bilionária mais jovem do mundo”, mas investigações de agências federais acabaram em acusações de fraude.
- Eike Batista
O empresário brasileiro perdeu o seu status de bilionário após acusações de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e manipulação do mercado, segundo o portal Valor Econômico.
- Sam Bankman-Fried
As informações do portal The Guardian destacam que Bankman-Fried desviou bilhões de dólares em fundos de clientes da sua corretora de criptomoedas, a FTX, para gastar em propriedades de luxo e outros investimentos.
Para conhecer mais assuntos relacionados ao mercado financeiro, acesse a aba “Economia” no portal O POVO.