Baleia com escoliose grave é encontrada na Espanha

Deformação alterou a coluna vertebral do mamífero marinho, que apresenta dificuldade para nadar

Uma baleia de 40 toneladas, com uma rara malformação na coluna, foi avistada, no último sábado, 11, próximo à praia de Cullera, na costa da Espanha. 

De acordo com a Fundação Oceanográfica de Valência, a baleia foi encontrada pela Guarda Civil após chamada feita pelo capitão de um barco, que avistou o animal preso a uma rede. 

Os biólogos e veterinários da fundação achavam que a deformação do mamífero havia sido causada pela rede, mas detectaram que o animal sofria de uma grave escoliose, que alterou a anatomia natural da coluna do animal, da espécie chamada de baleia-comum.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Oceanogràfic València (@oceanografic_vl)

Segundo os especialistas, a malformação, o tamanho da baleia (17 metros de comprimento) e o fato de o animal estar em mar aberto impossibilitaram que a equipe colocasse um rastreador remoto para saber informações mais detalhadas sobre a saúde, a biologia e a trajetória do animal.

Depois de horas, o animal rumou para longe da costa, mas os profissionais apontam que a baleia pode reaparecer devido ao estado e a dificuldade para nadar. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

baleia escoliose baleia deformaçao coluna baleia escoliose espanha baleia espanha

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar