Tiktoker descobre perda severa da visão ao coçar os olhos, entenda
O diagnóstico de ceratocone veio após o rapaz perceber que não conseguia enxergar como antes. A doença não tem cura, mas há controle da evolução
19:51 | Mar. 02, 2023
O simples hábito de coçar os olhos pode trazer danos sérios à visão. E como exemplo disso, o criador de conteúdo digital Juan Guedes, conhecido principalmente no TikTok, faz o alerta sobre os riscos que a mania traz.
VEJA quais são os cuidados que se deve ter com a visão
Juan compartilhou com seus 3 milhões de seguidores que possuía o hábito de coçar os olhos, principalmente quando tinha crises alérgicas, o fez adquirir uma doença chamada ceratocone.
O diagnóstico veio após o tiktoker perceber que não conseguia enxergar como antes. O resultado do ceratocone: perda severa da visão causada pela degeneração da córnea.
estou ficando cego
♬ som original - JuanO que é a ceratocone e o que causa a doença?
Juan foi surpreendido com o diagnóstico da doença que é considerada rara, porém o que de fato é o ceracotone? O POVO explica:
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a doença é uma degeneração que acontece na córnea. O órgão que tem o formato inicial redondo passa a ficar cada mais fina e saliente.
Especialistas ainda não sabem dizer a causa exata da ceratocone, porém diversos fatores fazem com que a doença tenha mais propensão a aparecer.
Entre esses fatores estão a predisposição genética, coçar os olhos, além de ser comum o surgimento em pessoas com Síndrome de Down, asma e eczema.
Camada ocular de pele de porco restaura visão de 14 pessoas, ENTENDA
Ceratocone: sintomas e tratamento
Ainda de acordo com a SBO, os principais sintomas que as pessoas que possuem a condição apresentam são o agravamento da miopia ou astigmatismo, visão embaçada principalmente durante a noite, sensibilidade a luz, irritação nos olhos e visão dupla.
A doença não tem cura, mas dependendo do estágio em que o ceratocone se encontra, pode haver o controle da sua evolução através do uso de óculos ou lentes de contato gelatinosas, que recuperam a capacidade visual perdida para o ceratocone.
Já em casos mais graves da enfermidade, a intervenção cirúrgica costuma ser o mais indicado, sendo utilizada, na maioria das vezes, o crosslinking, técnica que consiste em raspar a superfície da córnea para aplicar um colírio com vitamina B2.
O colírio tem como objetivo fortalecer o colágeno da estrutura ocular e reduzir o desenvolvimento da doença.