Pesquisa revela motivos pelos quais comer chocolate causa tanto prazer nos seres humanos
Estudo aponta textura como um dos principais motivos pelos quais comer chocolate é tão bom. Veja resultados da pesquisaBombons, em barra, no bolo ou mesmo ele puro, o chocolate marca presença em inúmeros pratos da culinária ocidental. Mas afinal, o que faz desse alimento ser tão popular? Por qual razão é tão prazeroso para nós comer um pedaço de chocolate?
Foi com base nesses questionamentos que a Universidade de Leeds, no Reino Unido, desenvolveu uma pesquisa para tentar entender os motivos pelos quais o chocolate causa uma sensação tão boa ao ser experimentado pelos seres humanos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Alguns associam o prazer de comer chocolate aos níveis de açúcar presentes no doce, outros dizem que é pelo sabor único do cacau. Mas, para os pesquisadores a boa sensação se deve a outro elemento: a textura.
Ciência ajuda a entender porque comer chocolate é tão bom
Por meio da tribologia, ciência que estuda a interação entre duas superfícies, os cientistas decodificaram o processo que ocorre quando o chocolate entra em contato com a saliva.
Segundo o estudo, ao entrar na boca, o chocolate libera uma película gordurosa que altera a forma física do do alimento para uma suave emulsão, ou seja, um composto de líquidos que não se misturam completamente e que revestem a língua em uma sensação de maciez e cremosidade.
A importância da textura na comida
Em entrevista ao O POVO, a nutricionista esportiva Cybelle Façanha, de 26 anos, explicou sobre a importância da textura no processo de degustação do alimento.
Ela afirma que somos “incrivelmente sensíveis à textura” de tudo aquilo que ingerimos. A especialista reitera que a textura é “decisiva na aceitabilidade do alimento”. Caso não agrade o "tato" das papilas gustativas, o alimento pode até ser recusado, mesmo tenha um sabor agradável.
Ela diz que todo esse processo começa na análise sensorial, que consiste no uso dos sentidos para reconhecer o que foi ingerido, percebendo sua maciez, crocância, elasticidade e cremosidade.
A nutricionista afirma que é a partir desse reconhecimento que começa a liberação de neurotransmissores que são responsáveis pela “sensação de prazer e bem-estar através da comida”.
Chocolate saudável?
Entendendo que a “parte boa” do chocolate se encontra na superfície gordurosa de sua camada externa, os pesquisadores especulam que a gordura mais profunda do doce pode ser reduzida sem que a boa sensação seja afetada.
Com essa descoberta o principal pesquisador do estudo, Siavash Soltanahmadi, espera que uma “próxima geração” de chocolate mais saudável seja desenvolvida em breve.
Confira notícias relacionadas a doces, chocolate e brigadeiro