Vira-lata caramelo "invade" igreja e deita na frente de pintura de cachorro feita por Portinari

O cachorro entrou e se deitou exatamente na frente do cachorro retratado por Cândido Portinari na obra que ilustra o painel da Igreja da Pampolha; confira

17:35 | Nov. 08, 2022

Por: Gabriel Damasceno
O vira-lata em frente ao painel pintado por Cândido Portinari. (foto: Hellen Batista/Arquivo pessoal)

A missa dominical da Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, recebeu um visitante ilustre na manhã do último domingo, 6. Durante a cerimônia, um vira-lata caramelo entrou no local, caminhou até o altar e se deitou em frente a uma obra de Cândido Portinari, na qual há um cachorro pintado no painel da igreja.

A coincidência fez com que os registros do fato inusitado viralizassem nas redes sociais. A educadora do Museu Casa Kubitschek, se surpreendeu com a cena e decidiu registrar e publicar nas redes sociais.

Além de frequentadora da igreja, ela também é uma grande conhecedora da história da igrejinha da Pampulha. As informações são do portal BHAZ. Veja um vídeo do ocorrido:

Vira-lata caramelo "invade" igreja durante missa e se deita em frente a pintura de cachorro

Vira-lata 'invade' missa na igrejinha da Pampulha e se deita em frente a cão pintado por Portinari pic.twitter.com/WzSNebnmO3

— BHAZ (@portal_bhaz) November 6, 2022

O caramelo que invadiu Igreja da Pompolha é filhote, dócil e vive nas ruas

De acordo com a educadora, Hellen Batista, quando Portinari pintou o painel ele substituiu a imagem de um lobo por um cachorro, como uma forma de tornar a obra mais próxima do público local.

Dom Cabral, primeiro arcebispo de Belo Horizonte, não aceitou consagrar a igreja justamente porque ele achava desrespeitoso um cachorro no painel da igreja.

“A construção foi em 1943 e a igreja só foi consagrada em 1959, quando chegou outro arcebispo”, conta Hellen.

Essa foi uma das razões pela qual Hellen decidiu postar o vídeo nas redes sociais.

“Ele se deitou próximo à Guarda Municipal, fiquei um pouquinho com ele, mas não pude adotá-lo, pois não tenho espaço para isso. Eu tive um vira-lata caramelo que faleceu em novembro do ano passado e foi uma perda muito grande já que ele morreu com 15 anos. Então esse cachorrinho me tocou, pois me lembrou muito o meu”, relatou.

Vira-lata caramelo: o cachorro que virou símbolo do país

Em 2020, com o lançamento da cédula de R$ 200, uma brincadeira na internet ganhou grande repercussão quando os brasileiros começaram a trocar a imagem do lobo-guará por um vira-lata.

Dos memes das notas de R$ 200 até dancinhas rebolantes a raça pode ser encontrada em qualquer região do país e se tornou símbolo do Brasil.

Confira notícias relacionadas