Avião Beluga é atingido por raio durante decolagem
Aeronave é a maior do mundo e já esteve na Capital cearense. O fato de aviões serem atingidos por raios durante o voo é algo rotineiro, e não apresenta riscos.
14:54 | Nov. 02, 2022
O Beluga, maior avião cargueiro do mundo, foi atingido por um raio enquanto decolava nessa terça-feira, 1º. A imagem foi registrada por uma pessoa que estava em solo. O caso aconteceu quando a aeronave decolava de Hawarden, no Reino Unido, com destino Hamburgo, na Alemanha.
Esse é um trajeto comum do Beluga, que liga duas linhas de produção da Airbus. Nas imagens, é possível ver o raio atingindo o nariz e a cauda do avião, enquanto ela sobe. As informações são do portal AEROIN.
Embora pareça assustadora, o fato de aviões serem atingidos por raios durante o voo é algo rotineiro, e não apresenta riscos.
Por replicar as características de uma “Gaiola de Faraday”, os aviões geralmente não sofrem danos diretos de raios, pois a fuselagem é uma espécie de blindagem eletrostática, assim como a carroceria dos carros.
De acordo com a Airbus, o avião seguiu seu trajeto normalmente e uma perícia deverá ser realizada para verificar se o raio não causou nenhum dano.
O avião Beluga esteve em Fortaleza quando fez sua primeira viagem ao Brasil. A primeira vez que a aeronave pousou em solo cearense foi no dia 24 de julho. Em seguida, ele foi até São Paulo.
Ele retornou à Fortaleza no dia 27 de julho, quando voltava para a Europa.
Leia mais
-
Astrônomos descobrem novo asteroide 'potencialmente perigoso'
-
RJ: Mulher vai a hospital com dor de gases e descobre estar em trabalho de parto
-
Um tiranossauro rex será leiloado em Singapura, uma tendência "prejudicial"
-
Cachorro de 1,80 m é adotado após ser rejeitado e devolvido três vezes devido a altura