Gato de 47 cm entra para Guinness Book como o mais alto do mundo
Felino da raça savannah está perto de ultrapassar irmão que recebeu o título em 2016
19:38 | Out. 07, 2022
Um gato de raça savannah ganhou o título de maior gato doméstico vivo pelo Guinness World Records. Fenrir mede exatamente 47,83 centímetros, marca registrada no dia 29 de janeiro de 2021. O reconhecimento veio em 30 de setembro deste ano.
Segundo o livro de recordes, o gato pertence a William John, que mora em Farmington Hills, Michigan, nos Estados Unidos. Fenrir é um savannah F2, reconhecida pela International Cat Association como uma raça doméstica.
Ele é o resultado do cruzamento entre um gato doméstico com um serval, felino selvagem natural da África. F2 significa que é de uma prole de segunda geração com um avô serval.
De acordo com o “Guinness”, esse cruzamento se tornou popular entre os criadores na década de 1990 e em 2001, e os savannahs foram aceitos como uma nova raça.
O avô de Fenrir, um serval chamado Kongo, era um gato selvagem alto que passou essa característica para seus descendentes. Ainda de acordo com o Guinness, apesar de ser da linhagem de um felino selvagem, Fenrir é ainda um gato excepcionalmente alto para os savannah, com cerca de 2,5 centímetros a mais em relação aos de tamanho médio de sua raça.
Com apenas dois anos e dez meses de idade, o animal ainda pode superar a altura de seu irmão, Arcturus, que morreu em 2017. Arcturus entrou para o Guinness em 2016, quando ganhou o título de gato doméstico mais alto.