Vídeo inédito dos Beatles é divulgado no Japão

A polícia japonesa gravou o vídeo de 35 minutos, em preto e branco e sem áudio, por questões de segurança. Agora, está disponível em acesso livre no YouTube.

As imagens de um registro da única turnê dos Beatles no Japão, em 1966, foram divulgadas após uma longa batalha judicial no país.

A polícia japonesa gravou o vídeo de 35 minutos, em preto e branco e sem áudio, por questões de segurança. Agora, está disponível em acesso livre no YouTube.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os quatro cantores, vestidos de quimonos, saem do avião nas imagens. Em outras fotos, a banda se apresenta na frente de uma multidão enlouquecida no Budokan, em Tóquio.

Os arquivos têm, no entanto, um detalhe interessante.

Por conta do respeito à vida privada, o rosto dos Beatles e das outras pessoas filmadas estão borradas.

Durante anos, a questão dos direitos de imagem dessas pessoas gravadas se tornou ponto de discórdia entre os fãs japoneses da banda, os defensores do direito da informação e a polícia local.

Os fãs recorreram à Suprema Corte do Japão para tentar autorizar uma versão sem censura. Eles alegam se tratar de um "documento histórico" e consideram absurdo querer "borrar" as pessoas gravadas há mais de 50 anos.

Segundo eles, é quase impossível identificar os rostos hoje em dia.

Em 2018, porém, o tribunal rejeitou esses argumentos. Ao fim, prevaleceu a proposta da polícia de tornar o documento público, mas com o rosto borrado.

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

justiça Japão gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar