Primeiras imagens de Marte são divulgadas através do James Webb
O telescópio James Webb divugou imagens inéditas de Marte, conhecido como "planeta vermelho". As fotos mostram uma região do hemisfério oriental do astroForam divulgadas as primeiras imagens de Marte capturadas pelo telescópio espacial internacional James Webb, no dia 5 de setembro, mas que só vieram a público nesta segunda-feira, 19, após divulgação da Nasa e da ESA, as agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa.
As imagens fornecidas mostram perspectivas únicas do planeta e, segundo a Nasa, elas se diferem inclusive de outros registros que também foram registrados pelo telescópio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Capturadas por meio de infravermelho, as fotos mostram uma região do hemisfério oriental do planeta vermelho.
CONFIRA o que mostram as primeiras imagens do telescópio James Webb
James Webb e Marte: sucesso da missão
Apesar do sucesso das imagens, o registro da imagem foi um completo desafio para os cientistas, pois o equipamento foi criado para capturar sistemas planetários mais afastados, o que não é o caso de Marte, que além de ser um corpo celeste relativamente próximo à Terra, reflete muita luz infravermelha o que poderia causar um ofuscamento nas lentes do telescópio.
Ainda de acordo com a Nasa, os astrônomos analisarão as imagens de Marte através do Webb para coletar informações sobre a sua superfície e a atmosfera do planeta.
Telescópio James Webb: VEJA a nova aposta para avançar na exploração espacial
James Webb em Marte: o que foi observado?
A foto divulgada mostra os anéis da Cratera Huygens, uma estrutura de 450 km de diâmetro no planeta. Também é possível observar a rocha vulcânica de Syrtis Major, considerada uma das regiões mais escuras de Marte, e também o brilho da Bacia de Hellas, uma das maiores crateras de impacto de todo o sistema solar.