Estudo comprova que cães "choram de felicidade" ao reencontrarem seus tutores

Segundo o estudo, as lágrimas dos cachorros causam em seus tutores reação de desejo de cuidar. A mesma característica é encontrada em bebês

Rabinho abanando, pulos e lambidas são reações comuns dos cães ao reencontrarem seus donos. Um estudo descobriu, no entanto, que além dessas ações características, os cachorrinhos também podem chorar de emoção. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade de Azabu, no Japão, e foi publicada nessa segunda-feira, 22, na revista científica Current Biology. Segundo os especialistas, o efeito pode estar ligado aos níveis do hormônio da ocitocina, também chamado de “hormônio do amor”, no animal.

Conforme divulgado pela CNN, a pesquisa foi motivada após perceberem que, ao amamentar os filhotes, os olhos de uma cadela se encheram de lágrimas. "Descobrimos que os cães derramam lágrimas associadas a emoções positivas e que a ocitocina, conhecida como o hormônio materno ou do amor, é o possível mecanismo subjacente", disse Takefumi Kikusui, líder da equipe que realizou o estudo, em um comunicado à imprensa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para averiguar o fato, os pesquisadores mediram a quantidade de lágrimas sob as pálpebras dos cães, a partir de um teste chamado Schirmer, antes e depois de encontrarem os tutores. Depois de um período de cinco a sete horas de separados, foi verificado que a quantidade de lágrimas aumentou significativamente após cinco minutos de reencontro com o tutor, mas não com uma pessoa desconhecida.

Os especialistas também adicionaram ocitocina nos olhos dos animais e observaram que o volume também aumentou. Isso contribui para a ideia de que a liberação desse hormônio desempenha função na produção de lágrimas quando cão e tutor se encontram.

Funcionalidade das lágrimas

Mas qual seria a função dessas lágrimas? Para entender a questão, os estudiosos pediram que os donos classificassem fotos do rosto dos cães, com e sem lágrimas artificiais. Como resultado, foi verificado que as pessoas deram respostas mais positivas quando viam os cães com olhos cheios de lágrimas. "É possível que os cães que mostram olhos marejados durante as interações façam com que sejam mais cuidados", explicou Takefumi Kikusui. A mesma característica também é presente nos bebês.

"A produção de lágrimas de cães ajuda a forjar ligações mais fortes entre as pessoas e os seus pets", detalha o especialista. Apesar de ainda não terem resultados quando a resposta dos animais frente a emoções negativas, os pesquisadores se concentram em verificar se os cães produzem lágrimas quando encontram outros cães.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ciência cães choram cães choram felicidade donos cachorros choram felicidade pets

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar