Com 105 anos e 4 tatuagens, idosa quer entrar no Guinness como a mulher mais velha a tatuar o corpo
Na comemoração de seu aniversário, Vó Pifa fez sua quarta tatuagem. Seu objetivo é ingressar no Guinness Book
15:59 | Abr. 14, 2022
É de comum pensamento que, após a primeira tatuagem, dificilmente não se faz a segunda. Um exemplo é a aposentada Epifânia Maria de Jesus, conhecida como Vó Pifa, de 105 anos. Na comemoração de seu aniversário, realizada no último sábado, 9, ela fez a sua quarta tatuagem. Seu objetivo é se tornar a pessoa mais velha do mundo a fazer uma tatuagem e entrar no Guinness Book com o feito.
Leia mais
Moradora de Sobradinho, no Distrito Federal, Vó Pifa tatuou no braço uma chave dourada com a frase: “Só o amor constrói”. A entusiasta por tatuagens já soma quatro artes espalhadas pelo corpo. Todos os procedimentos são de autoria do tatuador Flávio Araújo, tatuador com estúdio em Brasília, DF.
Quando a Vó Pifa completou 90 anos, seu neto Engels perguntou o que ela queria ganhar de aniversário, imaginando que ela optaria por uma viagem ou mesmo uma noite de diversão. Entretanto, a avó o surpreendeu com a seguinte mensagem: "Meu filho, eu não quero morrer com sorte de cachorro. Eu quero fazer uma tatuagem". A princípio, ele até pensava ser uma brincadeira, mas a idosa justificou seu desejo, afirmando que sempre teve vontade de fazer o registro no corpo.
Ao chegar no estúdio, dona Pifa pediu para o neto comprar cerveja gelada e escolheu um dos maiores desenhos do tatuador. E decidiu fazer um ramalhete na coxa. Ela aguentou duas horas de procedimento.
A segunda tatuagem foi aos 98 anos, com um beija-flor beijando o ramalhete. E para que todos pudessem ver as artes, até renovou o estoque de vestidos mais curtos.
Aos 101 anos, foi a vez da vovó fazer sua terceira tatuagem. Só que, dessa vez, ela apostou em uma rosa tomando toda a coxa. O neto fez o registro no YouTube, que acabou viralizando ao ponto da Vó Pifa ser entrevistada em um programada de televisão: A Hora do Faro.
Vó Pifa
Nascida em 1917 em Correntina, na Bahia, Vó Pifa é cantora, poetisa e piadista e teve 18 filhos. E contando com netos e bisnetos, soma-se cerca de 100 pessoas. Foram poucos os parentes que questionaram a decisão da avó por fazer as tatuagens, mas ela sempre lida os comentários com humor.
Guinness
A família está reunindo toda a documentação necessária para atender aos requisitos do Guinness World Records. Por isso, quanto mais visibilidade e compartilhamentos, mais chances da Vó Pifa conseguir a regulamentação do recorde. Para tanto, Engels até pede para que quem gostou da história entre em contato com a edição para que seja dada mais atenção ao caso.