Foto do Sol com alta resolução mostra imagem que lembra a de uma pessoa

Fotografias de alta resolução do Sol divulgadas por Agência Espacial mostram formas que, aos olhos das pessoas, lembram um ser humano de costas; entenda o fenômeno

19:07 | Abr. 13, 2022

Por: Carolina Parente
Foto de alta resolução do Sol divulgada pela ESA revela imagem curiosa que lembra um homem virado de costas olhando à esquerda (foto: Europeans Spacial Agency )

A megafoto do Sol feita pelo Solar Orbiter, satélite artificial de observação solar desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) em parceria com a Nasa, causou êxtase no meio científico. Revelada no final de março pela ESA, a fotografia da estrela tem a melhor resolução do astro desde que as primeiras imagens do Sol começaram a ser feitas a partir do espaço.

Desta vez, devido à qualidade da megafoto, ao dar um zoom em um dos pontos da imagem é possível perceber uma ‘explosão solar’ que, no momento em que foi capturada, apresenta uma figura que remete ao corpo de uma pessoa virada de costas.

Forma humana na foto do Sol: o que explica esse fenômeno curioso?

As ‘explosões solares’, neste caso apresentadas nos traços que compõem a foto do astro e do suposto ‘corpo humano’, revelam apenas o efeito de gases, plasma, arcos magnéticos e tempestades geomagnéticas que ocorrem na atmosfera da estrela.

A dinâmica solar afeta o sistema planetário como um todo. Na Terra, interferem no funcionamento de sistemas de Internet e GPS e na emissão de ondas de rádio, por exemplo.

O que faz as pessoas enxergarem a imagem de um homem ao ver a foto é, na verdade, um fenômeno cerebral comum a todos os seres humanos chamado pela psicologia de pareidolia. A origem da palavra é grega e vem “para”, que significa “junto de”, e “eidolon”, imagem, figura ou forma.

Esse fenômeno foi nomeado graças a tendência de o cérebro humano perceber rostos e formas humanas ou animais em objetos, sombras, nuvens ou quaisquer estímulos visuais aleatórios que possam ser vistos pelas pessoas.