Menino com síndrome do "cabelo impenteável" faz sucesso nas redes sociais

Portadores podem apresentar cabelo no formato triangular, achatados ou simplesmente irregulares

20:34 | Mar. 08, 2022

Por: Deusdedit Neto
A rotina de Locklan é compartilhada pelos pais por meio das redes sociais. (foto: Reprodução / Instagram)

O menino Locklan Samples viralizou e tem feito sucesso nas redes sociais. Acontece que a criança de um ano e quatro meses possui uma síndrome rara que impossibilita seus cabelos serem penteados, problema de saúde que tem 100 casos confirmados no mundo. As imagens do garoto são compartilhadas em um perfil no Instagram, monitorado pelos pais.

Em entrevista à revista People, a mãe de Locklan, Katelyn Samples, disse que observou algo incomum depois que o garoto nasceu com cabelos escuros e passou apresentar fios claros e arrepiados.

"Nós sabíamos que era diferente, mas não exatamente como. E então continuou crescendo e crescendo", afirmou a matriarca.

A mulher revelou que, aos seis meses de idade, os cabelos do garoto mal podiam ser molhados. Ela também observou que existiam três tipos diferentes de cabelo em Locklan.

"O fio de cabelo tem uma forma de triângulo e é torcido. Cada um dos fios tem esse formato", pontuou.

Entretanto, o alerta da causa veio por meio de uma mensagem no Instagram, que indagou se Locklan não era portador da síndrome dos cabelos impenteáveis. Este fato fez a família levar a criança ao médico e descobrir o diagnóstico positivo.

Katelyn chegou a perguntar à sua mãe se ela possuia o mesmo diagnóstico quando era pequena, uma vez que a síndrome pode ser hereditária. No entando, a resposta foi negativa.

Já com o diagnóstico médico em mãos, os país de Locklan passaram a expor a rotina do menino nas redes sociais. No Instagram, o perfil dele possui mais de 40 mil seguidores. E a maioria das interações na plataforma são amorosas.

Katelyn acredita que as fotos do filho despertam sensações de empatia naqueles que as veem. Além disso, a mãe contou que outros pais de crianças igualmente portadoras da síndome agradeceram por compartilhar a história.

Mas alguns comentários também destoam e causam sensação de tristeza. "Agora que ele é pequeno, ele ama a atenção e não se importa (com os comentários negativos)", reflete.

Sobre a síndrome

Não se sabe o motivo que faz pessoas apresentarem a causa, entretanto - com base nos estudos apresentados até o momento - a maior parte dos portadores são caucasianos e possuem cabelos loiros.

Alguns afetados desenvolvem a síndrome devido uma herança autossômica dominante, podendo aparecer em todas as gerações de uma família. Entretanto, elas também podem desenvolver a Síndrome do Cabelo Impenteável de maneira esporádica.

Em entrevista ao portal UOL, o presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, Adriano Almeida, informou que qualquer pessoa pode vir a desenvolver a síndrome, sendo mais comum entre crianças e adolescentes.

Ele também afirma que os sintomas podem apresentar melhora com o passar dos anos. A melhor forma de tratamento - ainda que tenha pouca efetividade - é com o uso de suplementos com biotina. O uso de hidratantes capilares e condionadores também ajuda.