Crocodilo indonésio que passou cinco anos usando pneu como 'colar' é devolvido à natureza

11:09 | Fev. 08, 2022

Por: AFP
Moradores libertam um crocodilo de um pneu que ficou preso em seu pescoço por cerca de cinco anos, antes de soltá-lo em um rio em Palu, Sulawesi Central, em 7 de fevereiro de 2022 (foto: MUHAMMAD RIFKI / AFP)

Um crocodilo selvagem que viveu durante cinco anos com um pneu como uma espécie de colar, foi libertado e devolvido à natureza, informaram funcionários e habitantes de uma ilha no arquipélago indonésio.

Se tentava, desde 2016, atrair o crocodilo de água salgada para um rio, depois que habitantes da cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, viram o animal com um pneu de motocicleta ao redor de seu "pescoço", como se fosse um colar.

Porém, foi um vendedor de pássaros dessa cidade quem finalmente conseguiu prender o réptil de 5,2 metros de comprimento, o qual era visto com frequência tomando sol no rio Palu, em Sulawesi Central.

"Eu só quis ajudar, detesto ver animais presos e sofrendo", disse Tili que, assim como muitos indonésios, tem só um nome.

Algumas pessoas acreditam que o pneu pode ter sido colocado no animal deliberadamente, em uma tentativa fracassada de prendê-lo para conservá-lo como mascote, já que no arquipélago há várias espécies diferentes desses répteis (atualmente há 14 contabilizadas em todo o mundo).