Pescador pode faturar R$ 7 milhões com vômito de baleia

O tailandês Naron Phetcharaj encontrou a peça rara flutuando em uma praia de Niyom. Especialistas atestaram se tratar da substância âmbar cinza, utilizada na fabricação de perfumes

14:56 | Out. 09, 2021

Por: Isabela Queiroz
Vômito de baleia de 30 kg foi avaliado em um milhão de libras (foto: Reprodução/Viral Press)

Um tailandês de 56 anos voltou de uma pescaria com um pedaço do tesouro marinho de 30 quilos que pode valer uma quantia equivalente a R$ 7,4 milhões. Narong Phetcharaj avistou o objeto branco flutuando no mar da praia de Niyom, na província de Surat Tani, e viu que poderia ser o raro vômito de baleia, que lhe renderia um bom dinheiro.

De acordo com o jornal Daily Mail, o pescador arrastou a peça até a areia para levá-la para casa. Para comprovar que a substância se tratava do âmbar cinza, outro nome para o raro material, o pescador queimou uma pequena parte da peça. O derretimento rápido comprovou que se tratava da substância valiosa. Além disso, especialistas da Universidade Prince of Songkla comprovaram a autenticidade do material.

Eufórico com a descoberta, o tailandês afirmou que se conseguir vender a peça por um bom valor vai parar de trabalhar como pescador e dar uma festa para os seus amigos. "Estou tão animado que não sei o que fazer. Pretendo vender, porque já recebi um certificado que prova que ele é real", disse Narong.

O âmbar cinza, conhecido como vômito de baleia, é uma substância formada no intestino das baleias cachalotes e pode ser encontrada flutuando no mar ou arrastada pela correnteza até as costas litorâneas. Considerado raro, o material é muito valioso por ser usado pela indústria farmacêutica na fabricação de perfumes, por ter propriedades que prolongam a fixação das fragrâncias. O francês Chanel Nº 5, por exemplo, contém o âmbar cinza em sua composição.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

MAIS NOTÍCIAS DE CURIOSIDADES