Aos 97 anos, mineira receberá seu diploma de graduação
A idade não impediu a conquista pelo conhecimento na área jurídica
14:07 | Jul. 21, 2014
Chames Sales Rolim, 97, irá receber no dia 7 de agosto em Minas Gerais o diploma de bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga (FADIPA). A nonagenária será homenageada por familiares, amigos e até por pessoas desconhecidas de diferentes estados do Brasil. A cerimônia será realizada no auditório Fiemg, no Centro de desenvolvimento de Pessoal da Usinimas (CDP).
Conhecida carinhosamente como Dona Chanes, a idosa tem planos depois da conquista do diploma. “Sei que a minha idade não me dá muito prazo. Por isso, o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento. E se eu não souber responder algo, orientar a pessoa a buscar quem saiba", disse ela.
Ela que é filha de Libaneses e irmã do ex-prefeito de Ipatinga Jamil Selim de Sales, acredita que ensinar é o primeiro passo para transformar a sociedade. “O ser humano deve aprender a distinguir entre o bem e o mal e, para isso, precisa ter acesso a uma fonte esclarecedora. Se eu puder ajudar nisso, ficarei muito feliz”, diz dona Chanes.
Natural de Santa Maria de Itabira, aos três anos de idade se mudou para Santana do Paraíso. Na maior parte da sua vida trabalhou na farmácia do marido José Maria Rolim, com quem foi casada durante 63 anos e teve dez filhos. Atualmente, mora em Ipatinga com um filho.
Ser formada em um curso superior sempre foi um sonho para a nonagenária, mas a realização desse sonho só foi possível após a morte do marido, já que ele era muito ciumento e não concordava com a ideia. Encantada pelo mundo do conhecimento que o Direito ofereceu, Chanes afirma que se se fosse mais nova, tentaria se matricular no curso outra vez. “No Direito, há sempre muito a aprender. Esses cinco anos foram maravilhosos”, confessa a estudante.
Com essa idade, a idosa não deixa de cuidar da sua saúde física. Por isso pratica hidroginástica todas as manhãs, além do hábito de escrever poesias e estudar durante a madrugada, por causa do silêncio. Ela ainda deixa um recado para quem coloca a idade como justificativa para não buscar o conhecimento. Ela diz que isso significa preguiça e em seguida completa “A gente sempre pode aprender, mesmo que seja a conviver melhor com as pessoas”. Além do aprendizado do conhecimento jurídico, a universitária afirma que terá lembranças da graduação, de cada professor, do carinho recebido e a saudade dos amigos. “Isso ficará para sempre”, conclui ela.
Pela primeira vez a nonagenária conhece o fórum de Ipatinga
Dona Chanes fez uma visita ao fórum de Ipatinga, na última quarta feira, 16, para a realização dos processos finais para a conclusão do curso. Ela acompanhou algumas audiências e fez relatórios. A idosa ainda confessou que era a primeira vez que estava no fórum. “Não conhecia nada aqui e nem sabia como funcionava na prática, mas estou assimilando o máximo que posso”, afirmou.
A presença de Dona Chanes foi destaque para alguns servidores públicos. O Juiz da 1ª Vara Crimila, Luiz Flávio Ferreira, ficou surpreso com a presença e participação da estudante. “A presença dela traz motivação para todos nós. É um grande exemplo”. Disse o Juiz.
Samuel Saraiva, promotor de justiça, ficou impressionado pela determinação da universitária. “É um grande privilégio conhecer um exemplo como a dona Chames. Não tenho dúvidas nenhuma de que ela muito ensinou e ensina a todos que conviveram com ela durante a faculdade”. Comenta o promotor.
Já para Alexandre Heliodoro dos Santos, defensor público, destacou o estímulo que a nonagenária deu ao visitar o fórum. “É tocante poder presenciar essa lição viva de perseverança e determinação. Que possamos nos espelhar na dona Chames para atingirmos nossos objetivos”, concluiu ele.
Redação O POVO Online