Astronomia em maio de 2025: o que ver no céu durante o mês?
O quinto mês de 2025 será marcado pela presença de uma chuva de meteoros e por conjunções. Veja o que a astronomia reserva para o mês de maio
Uma chuva de meteoros marca o calendário astronômico do mês de maio de 2025. Além dela, ocorrem diversas conjunções entre os astros no céu e um asteroide estará visível com uso de binóculos.
Confira a seguir os eventos astronômicos do quarto mês do ano, conforme o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Astronomia em maio de 2025: asteroide Vesta visível
Em maio ocorre a oposição do asteroide Vesta. O astro poderá ser visto durante toda a noite com uso de binóculos, em céus escuros, na constelação de Libra.
Ele é o segundo maior e mais brilhante asteroide do cinturão principal de asteroides e é o mais brilhante visível da Terra. Vesta tem um diâmetro de cerca de 525 quilômetros.
Quando: 2 de maio
LEIA MAIS | 2,6%: risco de asteroide atingir a Terra em 2032 aumenta
Astronomia em maio de 2025: chuva de meteoros
O mês também reserva para os amantes da astronomia a máxima atividade da chuva de meteoros Eta Aquaridas, que poderá ser observada durante a madrugada na direção leste.
Esta chuva é famosa pelos seus meteoros cruzarem o céu em alta velocidade e por deixarem trilhas persistentes. A origem dos meteoros da Eta Aquaridas é o cometa Halley.
Quando: 6 de maio
Conjunções de astros no mês de maio de 2025
Conjunção é um termo utilizado tanto na astrologia quanto na astronomia e ocorre quando dois ou mais corpos celestes, como asteroides, estrelas, luas ou planetas, aparentam estar mais próximos um do outro quando vistos da Terra. Maio terá algumas conjunções; confira:
Conjunção entre Lua e Marte
Conjunção entre a Lua e Marte no começo da noite, direção nordeste, na constelação de Câncer.
Quando: 3 de maio
Conjunção da Lua com a estrela Antares
Conjunção da Lua com a estrela Antares, na constelação de Escorpião, durante a madrugada.
Quando: 14 de maio
Conjunção entre a Lua e Saturno
Conjunção entre Lua e Saturno antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Peixes.
Quando: 22 de maio
Conjunção entre Lua e Vênus
Conjunção entre Lua e Vênus antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Peixes.
Quando: 23 de maio
Conjunção entre Lua e Júpiter
Conjunção entre a Lua e Júpiter no crepúsculo, direção noroeste, entre as constelações de Touro e Cocheiro
Quando: 28 de maio
Como é a vista no espaço? VEJA melhores fotos da Estação Espacial divulgadas pela Nasa em 2024
Astronomia em maio de 2025: o que observar no céu?
Além destes eventos, será possível ver a olho nu as constelações de Orion, Gêmeos, Leão, Coryo, Virgem, Libra, Escorpião, Boieiro, Cão Maior, Carina, Vela, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Hydra, Cabeleira de Berenice (Coma Berenices), Cão Menor, Centauro, Lobo e Triângulo Austral.
Já com auxílio de binóculos ou telescópios é possível ver Marte, a Nebulosa de Órion e os aglomerados Caixinha de Joias, Presépio, Omèga Centauri e Ptolomeu.