"Lua Rosa": lua cheia de hoje será uma microlua; saiba o que é e quando ver

"Lua Rosa": lua cheia de hoje será uma microlua; saiba o que é e quando ver

Embora não pareça rosa, esta lua cheia tem uma característica especial por ser a menor lua cheia do ano. Entenda o fenômeno e veja dicas de observação

Os amantes da astronomia poderão observar um espetáculo astronômico neste sábado, 12: a Lua Cheia Rosa. Embora não pareça rosa, esta lua cheia tem uma característica especial: é a menor lua cheia do ano, também conhecida como "microlua".

Portanto, ela parecerá cerca de menor e menos brilhante do que uma lua cheia comum, contrastando com a superlua. Entenda o fenômeno e veja dicas de observação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O que é a Lua Rosa?

Apesar do nome poético, a Lua não ficará rosa. O termo tem origem na floração da Phlox subulata, uma planta silvestre dos Estados Unidos que desabrocha no início da primavera no Hemisfério Norte.

Portanto, a Lua Rosa marca simbolicamente o início da primavera na região e está tradicionalmente ligada a ciclos de renovação, espiritualidade e celebrações como a Páscoa.

Por que “microlua”? Entenda o termo astronômico

Além de ser a chamada Lua Rosa, esta lua cheia também será uma microlua. Isso acontece quando a Lua atinge o apogeu, o ponto mais distante da Terra em sua órbita elíptica (oval).

À medida que o satélite atravessa esse caminho elíptico ao redor do planeta a cada mês, sua distância varia.

Como resultado, a lua deste sábado parecerá menor e menos brilhante do que uma lua cheia comum, contrastando com a popular superlua (quando a Lua está mais próxima da Terra, no perigeu).

Quando é a próxima microlua?

Segundo a APnews, outra microlua está prevista para maio e três superluas serão visíveis este ano: em outubro, novembro e dezembro.

Astronomia em 2025: CONFIRA calendário de fenômenos do ano

Lua Rosa: quando observar?

O melhor horário para observar a Microlua Rosa será após o pôr do sol deste sábado.

Em cidades da América do Sul, a Lua deve surgir no horizonte em horários próximos ao pôr do sol, atingindo o ápice de visibilidade entre a 19 horas e as 21 horas (horário de Brasília).

O fenômeno será visível a olho nu, sem necessidade de telescópios ou binóculos.

Lua Rosa: dicas para observação

É importante levar em conta a previsão do tempo, pois o céu precisa estar limpo para uma boa observação. Veja dicas:

  • Olhe em direção ao leste, logo após o anoitecer
  • Prefira locais com pouca poluição luminosa

LEIA TAMBÉM | Nasa atualiza tamanho de asteroide com chances de colidir com a Terra em 2032

Lua Rosa: como estará o céu no Ceará?

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para a noite de sábado o céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva no Cariri, Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, baixa possibilidade de chuva isolada.

Já a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica um céu com muitas nuvens e chuvas isoladas em Fortaleza, o que pode prejudicar a observação do fenômeno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar