Cientistas descobrem 100 novas luas ao redor de Saturno
Saturno amplia seu disco e agora possui 274 luas. Cientistas identificaram mais 128 satélites naturais, consolidando sua liderança sobre Júpiter no Sistema Solar
Para os fãs da galáxia, do céu noturno na Terra e de sua única lua, a visão de Saturno certamente é fascinante. Recentemente, uma equipe de cientistas descobriu mais de 128 luas orbitando o planeta dos anéis, elevando a contagem total de satélites naturais de Saturno para 274.
Nessa terça-feira, 11, o Minor Planet Center da União Astronômica Internacional anunciou essa nova contagem. No ranking dos astros do Sistema Solar, o próximo planeta com maior número de luas é Júpiter, com "apenas" 95.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No entanto, mais do que estabelece um registo, o anúncio traz um detalhe ainda mais interessante: essas 128 novas luas não são satélites comuns.
Diferentemente das luas saturninas tradicionais — compostas por gelo e rocha e homologações ao equador do planeta —, essas recém-descobertas seguem padrões orbitais distintos.
Saturno x Júpiter: disputa pela liderança
Júpiter e Saturno competem pelo título de planeta com mais luas há anos. Saturno assumiu a liderança há apenas dois anos, quando o mesmo grupo de pesquisadores reuniu 64 novas luas ao seu redor.
Conheça novo gel que imita pele humana e tem capacidade regenerativa; CONFIRA
Agora, os cientistas acreditam que essa nova descoberta consolida a posição de Saturno de forma definitiva. Desde 2019, os pesquisadores vêm capturando imagens dessas luas utilizando telescópios avançados.
Para confirmar a existência dos satélites, eles se alinharam e colocaram 44 imagens, aprimorando a visibilidade e identificando os objetos.
Saturno: um excesso de luas explicado por sua formação
Os cientistas acreditam que, durante a formação de Saturno, há cerca de quatro bilhões de anos, o planeta atraiu algumas luas de tamanho moderado para sua órbita.
Ao longo dos milênios, essas luas colidiram ocasionalmente, fragmentando-se em pedaços menores que continuam orbitando Saturno. Cada um desses fragmentos é considerado uma lua individual, explicando uma quantidade impressionante de satélites naturais ao redor do planeta.
Erupção do Vesúvio formou vidro a partir de cérebro humano; ENTENDA
O mesmo processo de fragmentação pode ocorrer no futuro como as luas de Júpiter, aumentando sua contagem. No entanto, eventos como esses são extremamente raros, o que significa que Saturno deve permanecer o líder absoluto em número de luas por centenas de milhões de anos.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente