Alinhamento planetário raro será visível este mês; veja quando

Alinhamento planetário raro será visível este mês; veja quando

A presença de alguns planetas alinhados no céu por si só não é algo raro, mas em fevereiro serão sete planetas visíveis. Evento que só se repetirá em 2161

Um dos eventos astronômicos mais aguardados de 2025 é um alinhamento planetário que acontecerá novamente apenas daqui mais de 130 anos. Ainda neste mês de fevereiro, sete planetas alinhados estarão observáveis no céu.

A conjunção de planetas por si só não é algo raro e ocorre todos os anos. Porém, quando o número de planetas envolvidos é grande, eles tendem a chamar atenção.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Veja como será, quando ocorre, onde será visível e mais sobre o evento.

Alinhamento planetário: quando acontece?

O “superalinhamento planetário de fevereiro”, como tem sido chamado, será visível em quase todo o mundo na noite de 28 de fevereiro de 2025, por volta das 18h50, horário que pode variar de acordo com o local. No Brasil, a observação ainda será uma possibilidade durante os primeiros dias de março.

Alinhamento planetário: quais planetas estarão visíveis?

Ao todo, sete planetas estarão alinhados no céu: Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte.

Quatro deles — Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte — serão visíveis a olho nu. A observação é favorecida, pois a Lua estará em sua fase nova e iluminando pouco o céu.

Já para ver Urano e Netuno, será necessário um par de binóculos ou um pequeno telescópio.

No caso de Saturno, será mais complicado pela sua proximidade com o Sol. A observação demandará calcular a hora e a localização exatas.

Anéis de Saturno vão 'desaparecer' em março; ENTENDA fenômeno que já aconteceu em 2009

Alinhamento planetário: como observar?

Períodos do dia em que a luz do sol não esteja tão forte podem favorecer a observação, como o ao amanhecer e principalmente ao pôr do sol.

Veja onde devem se localizar os planetas, conforme o site de astronomia StarWalk:

  • Marte: estará mais alto no céu, bem acima do horizonte;
  • Júpiter (segundo planeta mais brilhante do céu): estará um pouco mais baixo que Marte;
  • Urano: estará na constelação de Áries;
  • Netuno, Mercúrio e Vênus (planeta mais brilhante do céu): estarão mais próximos do horizonte;
  • Saturno: embora ele geralmente seja brilhante o suficiente para ser facilmente visível no céu noturno, desta vez, ele está muito próximo do Sol.

Para localizar os planetas no céu, existem aplicativos que podem auxiliar, como o Night Sky ou o SkyView. Basta apontar o dispositivo para cima e procurar exatamente onde os astros estão.

Para ver o alinhamento completo, encontre um lugar com um céu escuro sem poluição luminosa e com uma visão clara do horizonte (sem obstáculos como árvores ou prédios altos).

LEIA MAIS | Telescópio da Nasa promete desvendar ‘segredos’ das galáxias

Dica para diferenciar estrelas de planetas

Pode ser fácil encontrar Vênus porque ele será o objeto celeste mais brilhante depois da Lua no céu.

Os outros planetas, no entanto, são um pouco mais fracos. Uma dica é que os planetas, ao contrário das estrelas, não “piscam”.

Além disso, se observar o céu noturno ao longo do ano, é possível notar que os planetas "visitam" diferentes constelações enquanto as estrelas permanecem em posições "fixas" em relação umas às outras.

Alinhamento planetário: entenda fenômeno

Alinhamento planetário é um termo astronômico usado para descrever o evento em que vários planetas se reúnem em um dos lados do Sol ao mesmo tempo. Apesar do nome, muito raramente os planetas formam uma linha reta no céu.

Esse fenômeno, na verdade, ocorre a cada 396 bilhões de anos, segundo o site de notícias astronômicas Space Today.

O evento previsto para o dia 28 de fevereiro se assemelha mais como uma “parada de planetas”, que é a visão de múltiplos planetas no céu ao mesmo tempo.

A próxima vez que todos os planetas participarão desse fenômeno será em 19 de maio de 2161. Os próximos serão em 2176 e 2492.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar