Meteorito cai no Canadá e câmera faz 1ª gravação com som e impacto

O ocorrido foi indicado pela Universidade de Alberta como o primeiro registro audível capturado em vídeo; entenda queda de meteorito no Canadá

Uma residência em Charlottetown, no Canadá, recebeu um visitante inesperado em julho de 2024: o primeiro meteorito a cair na província da Ilha do Príncipe Eduardo. A queda na frente da casa foi gravada por uma câmera de segurança e também pode marcar outra estreia: a primeira (e única vez) que o som de um meteorito atingindo a Terra foi registrado.

A descoberta foi enviada à Universidade de Alberta pelo casal Laura Kelly e Joe, após identificarem uma poeira cinza e fragmentos na passarela até a moradia. Ao checarem as filmagens, a gravação mostrou uma pedra caindo do céu e se espatifando.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O pai de Laura afirmou ter escutado o impacto e identificou o objeto como um possível meteorito. Em seguida, enviou um link para o Sistema de Relatórios de Meteoritos da Universidade de Alberta. “Admito que ficamos céticos no começo”, comentou a mulher.

As sete gramas espalhadas da rocha foram coletadas por Laura e Joe, e ambos retornaram nos dias subsequentes para a coleta de mais amostras, utilizando um aspirador e um imã, segundo informe da universidade canadense.

Nordeste tem 16 meteoritos catalogados até abril de 2022; três foram registrados no Ceará | VEJA

Meteorito cai no Canadá: amostras foram enviadas para universidade

O casal decidiu entrar em contato com o geólogo Chris Herd, professor do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas e curador da Coleção de Meteoritos da instituição, para confirmar a validade da descoberta.

“Em média, recebemos cerca de 10 consultas por semana, geralmente por e-mail ou pelo Sistema de Relatórios de Meteoritos, e 99,9% das vezes, as rochas não são meteoritos”, revelou Herd em nota.

Examinando as fotos dos fragmentos, o professor pôde atestar a veracidade do meteorito e, após visita ao local da queda, conseguiu fazer uma documentação. A análise inicial mostrou que o recém-nomeado ‘Meteorito de Charlottetown' era um condrito comum.

“A rocha que atingiu a passarela pode ter sido aproximadamente do tamanho de um kiwi, com características que ajudam a explicar por que ela se partiu ao atingir o solo”, explica comunicado da Universidade de Alberta.

Para Chris Herd, “nenhuma outra queda de meteorito foi documentada” como a amostra em Charlottetown.

“Até onde sabemos, é a primeira vez que um meteorito caindo na Terra foi registrado em vídeo, com som. Ele adiciona uma dimensão totalmente nova à história natural da Ilha”, diz.

Qual a diferença entre meteoro, meteorito, cometa, asteroide e meteoroide? | SAIBA MAIS

Meteorito cai no Canadá: confira vídeo da queda

Museu Nacional apresenta meteorito Santa Filomena | VEJA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar