Asteroide muito próximo à Terra é monitorado por astrônomos
Asteroide não deve apresentar risco a TerraO asteroide identificado como A11gr7A de oito metros de diâmetro está se aproximando da terra e fica cada vez mais perto de passar pela zona de satélites artificiais, construído com mão de obra humana. O asteroide foi identificado nessa quinta-feira, 26, por astrônomos do projeto ATLAS, no Havaí.
Marcelo De Cicco, coordenador do Exoss, projeto voltado para o estudo científico de asteroides e bólidos, comentou em entrevista ao UOL que o astro está muito próximo da superfície da Terra em termos astronômicos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS | Conheça Bennu, asteroide com maior risco de impacto com a Terra
O astrônomo, no entanto, explicou que apesar da proximidade da superfície terrestre, o asteroide não deve apresentar risco. "Normalmente, ele vai ficar milhares de anos vagando pelo espaço. Quando um asteroide faz um rasante, é muito difícil de impactar a Terra", disse a UOL.
Marcelo ainda ressalta que mesmo que o astro chegue a atmosfera, o asteroide deve se fragmentar em partes menores, o que não causaria “danos significativos”. De Cicco também pontua que não há muitas informações a respeito do asteroide A11gr7A, mas que astrônomos de todo o mundo estão monitorando a fim de coletar dados.